logoprceu

Conheça algumas das iniciativas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP:

• Editais - O objetivo é apoiar financeiramente projetos de preservação de acervos documentais e museológicos, memórias e monumentos históricos, culturais, artísticos e arquitetônicos da Universidade de São Paulo nas diversas áreas do conhecimento, bem como projetos voltados para o intercâmbio cultural e científico nas áreas de cultura e extensão com instituições congêneres nacionais e internacionais.
  • Aprender com Cultura e Extensão - Foi criado em 2008 e integra o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo. A finalidade é fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe-se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extrauniversidade. Clique aqui e veja os projetos do ICMC que participam do Aprender com Cultura e Extensão.
  • USP e as Profissões - O catálogo USP e as Profissões, atualizado anualmente, apresenta a Universidade e as suas formas de profissionalização de forma abrangente, aprofundada e global. Ao mesmo tempo, deseja contribuir para que o estudante, tornando-se universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP lhe oferece.
  • Feira de Profissões - As Feiras de Profissões da USP são grandes eventos com duração de dois ou três dias que acontecem duas vezes por ano, uma edição nos campi do interior e outra no campus da capital. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. Os grupos de estudantes visitantes recebem de equipes de professores da Universidade, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.
  • Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão - A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, dentro de suas disponibilidades orçamentárias, apoia financeiramente as iniciativas que objetivam a extensão universitária por meio da aplicação, difusão de conhecimentos ou iniciativas culturais produzidas na Universidade, em ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral, priorizando o alcance de um público amplo de modo a explicitar a articulação dessas ações com atividades de pesquisa e ensino do(s) proponente(s) – ainda que o projeto não contemple a realização simultânea e imediata dessas três esferas de atividades.
  • Giro Cultural - É um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, criado com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP, muitas vezes, desconhecida pela própria comunidade uspiana e pelo público que frequenta a Universidade.
  • Nascente - O Programa premia os alunos de graduação e pós-graduação em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.
  • Semana de Arte e Cultura - Anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da Universidade. Ela cumpre o seu papel integrador para com a sociedade, realizando atividades programadas pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP. Aflora o potencial cultural de nossos professores, alunos e funcionários com tal vigor que unidades tidas como essencialmente técnicas exibem exposições artísticas e fotográficas, grupos corais, grupos teatrais, orquestras, shows musicais e dança.
  • Universidade Aberta à Terceira Idade - O principal objetivo do programa é possibilitar ao idoso o aprofundamento de conhecimentos em áreas de seu interesse. Atendendo aos critérios da ONU e UNESCO, prioriza-se a idade a partir de 60 anos. Confira aqui as disciplinas oferecidas pelo ICMC.
  • Virada Científica Foi criada com o objetivo de tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade paulista. Promovida pela USP em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a organização e concepção fica a cargo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Saiba mais sobre estes e outros projetos no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.