NILC 25 anos!

Workshop Comemorativo


4 de maio de 2018


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo (campus de São Carlos)

O Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) foi criado oficialmente em 1993. É um grupo multidisciplinar e distribuído de pesquisa, composto por pesquisadores de várias instituições, como USP, UFSCar e UNESP. É um dos maiores grupos de pesquisa em Processamento de Linguagem Natural (PLN) no Brasil e inovou em diversas frentes no processamento da língua portuguesa, com trabalhos em revisão ortográfica e gramatical, simplificação textual, ferramentas de auxílio à escrita, tradução automática, sumarização de textos, mineração de opiniões, terminologia computacional, reconhecimento de autoria, avaliação textual, inferência textual, processamento de fala e perguntas e respostas, dentre muitas outras, tendo criado recursos e ferramentas linguístico-computacionais valiosos para a área, como léxicos, córpus e analisadores textuais variados. Sua inovação também propiciou colaboração e transferência tecnológica com várias empresas e institutos de pesquisa, como Itautec, Microsoft, Samsung e EMBRAPA.

Desde sua criação, o grupo cresceu bastante. Atualmente, conta com 13 professores associados (das áreas da Computação, Linguística e Física), 10 pesquisadores colaboradores regulares e cerca de 60 alunos de graduação e pós-graduação (1 pós-doutorando, 23 doutorandos, 21 mestrandos e 15 alunos de iniciação científica e TCC) desenvolvendo trabalhos em temas de PLN e áreas afins. Seu tamanho e projeção permitiram ao grupo grande presença nacional e internacional, tendo participado da criação de eventos importantes de PLN, como o Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL) e a Conferência Internacional sobre o Processamento Computacional da Língua Portuguesa (PROPOR), e colaborado ativamente com eventos como o Encontro de Linguística de Corpus (ELC) e a Escola Brasileira de Linguística Computacional (EBRALC). Além disso, seus membros também participaram da criação e do estabelecimento da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CEPLN) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que representa a área no Brasil.

Em 2018, o grupo completou 25 anos de existência e de muito trabalho. Para comemorar essa marca, assim como relembrar o passado, compartilhar as pesquisas atuais realizadas pelo grupo e discutir possibilidades para o futuro, realizou-se um workshop comemorativo do NILC, com participação de professores, pesquisadores, alunos e ex-alunos do grupo.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO (material disponível nos links)

  • 08h25 Abertura (apresentador: Thiago A. S. Pardo)
  • Projetos do NILC - parte 1 (chair: Thiago A. S. Pardo)
  • 10h00 Intervalo para café
  • Projetos do NILC - parte 2 (chair: Thiago A. S. Pardo)
  • 12h10 Intervalo para almoço
  • 14h00 Apresentações de alunos e ex-alunos do NILC atuando em empresas - veja alguns dos depoimentos (chairs: Helena M. Caseli, Sandra M. Aluísio, Magali S. Duran)
  • 15h00 2,5min de loucura: apresentações de alunos do NILC (chairs: Maria das Graças V. Nunes, Roney L. S. Santos, Jackson W. C. Souza)
  • 16h00 Intervalo para café
  • 16h25 Palestra convidada da Profa. Erica S. Rodrigues/PUC-Rio: "Psicolinguística e Linguística Computacional em diálogo: possibilidades de desenvolvimento de pesquisas de caráter translacional" (chair: Sandra M. Aluísio)
  • 17h25 Palavra aberta aos convidados e colaboradores: trabalhos em andamento e interesses de pesquisa - veja alguns dos depoimentos (chairs: Thiago A. S. Pardo, Maria das Graças V. Nunes)
  • 18h25 Debate aberto a todos os participantes: oportunidades atuais, pesquisas futuras e os próximos 25 anos do NILC (chairs: Thiago A. S. Pardo, Maria das Graças V. Nunes)
  • 19h30 Jantar de confraternização

FOTOS DO EVENTO

INSCRIÇÃO

O evento foi gratuito e aberto a todos os interessados.

LOCAL DO EVENTO

Auditório Prof. Luiz Antonio Fávaro

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP)

Av. Trabalhador São-carlense, 400. Centro. CEP 13566-590. São Carlos/SP

PATROCÍNIO