Atividade

95142 - Introdução à Meditação

Período da turma: 20/01/2020 a 29/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Semana 1: O que é meditação?
Introdução à prática da meditação, explicando a importância de treinar a mente e como começar a fazer isto de forma correta. A apresentação inclui uma discussão sobre a postura de meditação, uma meditação guiada curta, usando o som como suporte para a consciência, e uma discussão sobre os pontos-chaves da meditação.


Semana 2: Explorando a consciência plena com a respiração
Será mostrado como a respiração pode levar-nos mais profundamente para o momento presente. Explicaremos que não temos de mudar nada da nossa experiência quando meditamos. Em vez disso, nós simplesmente prestamos atenção ao que nós estamos fazendo, reconhecendo que todos os nossos pensamentos, sentimentos e experiências ocorrem no âmbito da consciência atemporal.


Semana 3: A respiração e a consciência aberta
Nesta sessão será dada continuidade à discussão sobre a consciência e a respiração, mostrando como podemos usar a respiração para relaxar em um estado de consciência espaçoso, aberto.


Semana 4: Reconhecendo a consciência plena
Nessa seção serão discutidas as diferentes formas de consciência e como a meditação pode nos ajudar a descobrir a nossa verdadeira natureza.


Referências

ARTHURO, S. (2012). Depressão na Pós-Graduação e Pós-doutorado. 2012. Disponível em: http://blog.sbnec.org.br/2012/10/depressao-na-pos-graduacao-e-pos-doutorado/>. Acesso em: 1 mar. 2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO. Estresse e depressão na pós-graduação: uma realidade que a academia insiste em não ver. 2017. Disponível em: ., Acesso em: 1 mar. 2018.

BARRECHEGUREN, P. O doutorado é prejudicial à saúde mental. 2018. Disponível em : Acesso em: 4 abr. 2018.

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO EM MINDFULNESS- MBRP. O que é Mindfulness?. 2018. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2018.

CHAMBERS, R.; YEE LO, B. C.; ALLEN, N. B. The impact of intensive mindfulness training on attentional control, cognitive style, and affect. Cognit. Ther. Res., n.32, p.303-322, 2008.

COHEN, S.; KARMACK, T.; MERMELSTEINN, R. A global measure of perceived stress. J Health Soc Behav., v.24, n.4, p.385-96, 1983.



CRESWELL ET AL. Alterations in Resting State Functional Connectivity link Mindfulness Meditation with Reduced Interleukin-6: A Randomized Controlled Trial. Biological Psychiatry, v.80, n.1, p. 53-61, 2016 (doi.org/10.1016/j.biopsych.2016.01.008).



DEMARZO, M.; CAMPAYO, J.G. Manual Prático Mindfulness: Curiosidade e Aceitação. Palas Athena, 248p. 2015.

DIAS, J. C. R. D. et al. Escala de Estresse Percebido Aplicada a Estudantes Universitárias: Estudo de Validação. Psychology, Community & Health. v.4, n.1, 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2018.

DUQUE, J.C.; BRONDANI, J.T.; LUNA, S.P.L. Estresse e pós-graduação em Medicina Veterinária. R B P G, v. 2, n. 3, p. 134-148, mar. 2005. Disponível em: < http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/viewFile/63/60>. Acesso em: 1 mar. 2018.

GEWIN, V. Under a cloud: Depression is rife among graduate students and postdocs. Universities are working to get them the help they need. Nature, n. 490, 299-301, 2012. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2018.

KOSYCKI, D. et al. Randomized trial of meditation-based stress reduction program and cognitive behavior therapy in generalized social anxiety disorder. Behav. Res. Ther., v.45, n.10, p. 2518-2526, 2007.

KOZASA, E.H. et al. Meditation training increases brain efficiency in an attention task. Neuroimage, v.59, n.1, p.745-749, 2012.

LEE, E.-H. Review of the Psychometric Evidence of the Perceived Stress Scale. Asian Nursing Research, v.6, n.4, 4121-127, 2012.

MACLEAN, K.A. et al. Intensive Meditation Training Improves Perceptual Discrimination and Sustained Attention. Psychol. Sci, n.21, v.6, p.829-839, 2010.

MALAGRIS, L.E.N. et al. Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psicol. rev. (Belo Horizonte), v.15, n. 2, Belo Horizonte ago. 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682009000200012. Acesso em: 1 mar. 2018.

MEDITAÇÃO VIPASSANA. 2018. Disponível em: Acesso em: 01 mar. 2018.

MENEZES, C.B.; DELL’AGLIO, D.D. Por que meditar? A experiência subjetiva da prática de meditação. Psicol. Est., v.14, n.3, p.565-573, 2009.

MORAES, F.T. Universidades não têm diagnóstico da saúde mental dos alunos da pós. 2017. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2018.

OSPINA, M. B. et al. Clinical Trials of Meditation Practices in Health Care: Characteristics and Quality. J. Altern. Complement. Med., v.14, n.10, p.1199-1213, 2008.

RIGHETTI, S. Melhores universidades do mundo têm até curso de meditação para combater estresse na pós. Folha de São Paulo, 23 dez. 2017. (Caderno Abecedário: Universidades, Escolas e Rankings). Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2018.

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Patrícia Cristina Silva Leme


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP