DFGHIJKLMNOP
1
NomeIndique linhas de pesquisa ou projetos:Outros comentários que acha relevante (por exemplo, aluno que tenha cursado alguma disciplina, aluno com número de reprovas menor ou igual a..., alunos do curso de ..., etc)Número de alunosSituaçãoBreve descrição do projeto
2
Mário de CastroEstatísticaAlunos em condições de concorrer a bolsa das agências de fomento.1DisponívelMétodos estatísticos e aplicações
3
Leandro Resende MundimInteligência artificial aplicado ao mercado de açõesAluno que tenha interesse em trabalhar na área estatística com análise de métodos para modelagem de série temporal; Alunos da computação e matemática aplicada que tenham interesse em trabalhar com modelos de otimização aplicados ao mercado de ações.3IndisponívelEm 1952, Harry M. Markowitz propôs um modelo de seleção de portfólio de investimentos com período único. Nos anos seguintes, motivados por este modelo, milhares de estudos foram desenvolvidos e utilizaram as mais diversas ferramentas para otimização e diversificação de portfólio tais como: estatística, programação matemática, inteligência artificial, aprendizado de máquina e mineração de dados. Entretanto, com os avanços tecnológicos, o mercado financeiro mudou significativamente e novas necessidades surgiram. Com isso, os trabalhos atuais lidam com variantes mais realistas do problema onde temos um horizonte de planejamento multi-período, modelos de séries temporais financeiras para reduzir o erro das previsões e a utilização de informações da internet. Nosso objetivo com este projeto é estudar a seleção de portfólio no mundo real com as restrições reais, em tempo contínuo e considerando técnicas robustas de otimização multi-objetivo para maximização do retorno e minimização do risco. Propondo, para isso, um novo modelo de seleção de portfólio multi-período com restrições práticas. Para a precificação dos ativos e previsão futura será utilizado redes neurais e árvores de decisão as técnicas mais robustas da atualidade para modelagem de séries temporais financeiras.
4
João Luís G RosaInterfaces Cérebro-Computador, Processamento de Sinais, Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Inteligência Artificialpreferência cursado IA2Disponível
5
Elias Salomão Helou NetoOtimização, Problemas Inversos, Reconstrução de Imagens em Tomografia e Ressonância MagnéticaPreferencialmente alunos com facilidade para programação e que tenham ido bem em Cálculo I.

3DisponívelIniciação à otimização e a suas aplicações em problemas inversos, em especial a problemas de reconstrução de imagens
6
Roberto Federico Ausas- Microfluidica computacional;
- Métodos multiescala em petróleo;
- Modelagem computacional de membranas biológicas;
- Modelagem numérica da secagem de concreto.
(http://www.lmacc.icmc.usp.br/~ausas/pmwiki/pmwiki.php)
Pelo menos ter cursado alguma das disciplinas seguintes:
- Cálculo numérico;
- Métodos computacionais;
- Fenômenos de Transporte e/ou Mecânica dos fluidos;
- Introdução a Mecânica dos fluidos computacional;
2DisponívelDependendo do interesse do aluno e da formação poderei elaborar um projeto nas áreas mencionadas acima. Os projetos basicamente possuirão três ingredientes:
- Estudo dos fenômenos físicos considerados;
- Modelagem matemática e equações que governam o problema;
- Implementação numérica em códigos de cálculo usando formulações de Elementos/Volumes finitos.
7
Solange RezendeIA, Mineracao de Textos, análise de sentimentos e Sistemas de recomendaçãosem reprovações que esteja cursndo IA ou ja tenha cursado1Disponível
8
Rudinei GoularteRecuperação de Informação Multimídia, Multimedia Big Data Analytics, Análise Multimodal de Vídeo + Deep Learning, Vídeo 3D, Vídeo Acessível (Acessibilidade)É desejável que o aluno já tenha cursado ICC-2.2DisponívelO projeto pode ser definido em comum acordo com o aluno dentro de uma das linhas de pesquisa.
9
Lina Maria Garcés RodríguezSistemas-de-Sistemas, health tech, ecossistemas de saúde, interoperabilidade, arquitetura de software. Procura-se alunos com experiência em desenvolvimento software, que sejam esforçados, proativos e curiosos, que possuam ética profissional, que tenham vontade de aprender e aplicar métodos de pesquisa para a criação de soluções inovadoras. Também, é desejável (mais não obrigatório) que os alunos não tenham reprovações e tenham um nível médio no inglês.3DisponívelDesenvolvimento de uma plataforma orientada a serviços para possibilitar a interoperabilidade entre sistemas de saúde.
10
Fernando ManfioGeometria Diferencial, Topologia Diferencial, Topologia AlgébricaTer feito os cursos de Cálculo II e Álgebra Linear são fundamentais.5DisponívelA Geometria Diferencial moderna é uma área de pesquisa super ativa, com conexões com várias outras áreas da matemática. Por exemplo, num estudo de classificação de certas subclasses de superfícies mínimas, que são objetos de estudo em GD, pode-se recorrer às ferramentas da Topologia, da Topologia Algébrica e da Análise.
11
Antonio Castelo FilhoProcessamento geométrico e mecânica dos fluidos computacionalAlunos que tenham feito ICC e Cálculo Numérico. Um para cada área.2DisponívelProcessamento geométrico: desenvolver métodos para aproximar superfícies definidas implicitamente.
Mecânica dos fluidos computacional: desenvolver métodos para simular escoamentos de fluidos em micro canais.
12
Caetano Traina Jr- Bases de dados, mineração em grandes bases de dados, integração SQL/No-SQL, armazenagem e recuperação de imagens.
- Análise e recuperação de dados médicos em grandes coleções de dados de saude.
Conhecimento de programação de estruturas de dados, em linguagem C, C++ e/ou Python. (Não é necessário conhecimento de SQL.)2DisponívelDesenvolvimento de arquitetura para armazenagem, recuperação e análise de dados complexos, especialmente imagens e dados multimodais, em grandes bases de dados.
- Aplicações em medicina.
- Suporte a consultas por similaridade.
13
Alexandre DelbemGrafos, Mineração de dados, Inteligência Artificial, Otimização e Integração de Sistemas em Energia, Meio Ambiente, AgroNegócio e Segurança Alimentar, Saúde Populacional, Assistência Social, Modelagem Cerebral e de Estruturas de Proteínas.Aluno com interesse em ciência básica ou em empreender na área.09DisponívelImplementar e estender técnicas do estado da arte para descoberta de propriedades entre dados e informações de diversas fontes e tipos, buscando a integração consistente deles para construção de modelos representativos do mundo real ('virtual twins') que possiblitam melhor entendimento dos sistemas que representam, predições e tomada de decisão que auxiliem os gestores dos sistemas em termos de melhorias e avanços, mas em equilíbrio com a disponibilidade de recursos financeiros.
14
Luís Paulo Faina GarciaAprendizado de Máquina, Mineração de Dados, AutoMLAlunos que tenham cursado o ciclo básico e que estejam matriculados nos cursos de BCC, EC ou SI. 2DisponívelAutoML é o Aprendizado de Máquina feito de forma automatizado. O objetivo do projeto é estudar problemas reais, principalmente aqueles que gerem impactos sociais, de forma a construir uma ferramenta automatizada de predição e análise de novos dados.
15
Fabricio Simeoni de Sousa- Métodos numéricos;
- Equações diferenciais parciais;
- Escoamentos em meios porosos;
- Microfluídica;
- Simulação de reservatórios de petróleo;
Necessário ter cursado disciplinas de Métodos Numéricos ou Cálculo Numérico, Equações Diferenciais Ordinárias ou Parciais.2DisponívelSimulação de escoamentos em meios porosos, com aplicações na área de petróleo e gás natural, através da solução numérica de equações diferenciais parciais. Estudo de métodos de elementos finitos e volumes finitos em modelos uni- e bidimensionais.
Projeto associado a um convênio firmado entre a USP e a Petrobras, com colaboração de pesquisadores da Unicamp e da The University of Texas at Dallas, EUA.
16
Maria do Carmo CarbinattoAnálise, Análise Funcional, Teoria da Medida, Equações de EvoluçãoTer cursado disciplinas básicas do primeiro ano2Disponível
17
Cynthia de Oliveira Lage FerreiraAnálise de redes complexas biológicas.São aceitos alunos de quaisquer cursos com noções mínimas de programação, preferencialmente o conhecimento da linguagem Python ou Matlab.2DisponívelEstudo de propriedades topológicas de redes de proteínas, metabólicas, dentre outras.
18
Thaís JordãoAnálise Funcional e/ou realNada a declarar.2DisponívelOs projetos serão elaborados de maneira personalizada para cada estudante. O objetivo básico é desenvolver temas relacionados à Análise Funcional ou Real, mediante interesse e nível, da/o aluna/o. A busca por construir uma base sólida dos temas e explorar a aplicabilidade deles será o norte da proposta. No processo, o formalismo da escrita matemática, a exposição do raciocínio lógico, na forma oral e escrita, serão desenvolvidos ou aprimorados.
19
Pietro Speziali Área: Álgebra, com com especial ênfase a teoria de grupos finitos e curvas algébricas
Projeto A: Grupos de Permutações finitos (em andamento)
Projeto B: Grupos simples finitos
Projeto C: Corpos de funções
Projeto D: Curvas Algébricas planas
O Aluno deveria ter cursado Álgebra I, possivelmente Álgebra II. Me disponibilizo a discutir outros projetos. 1DisponívelPara mais detalhes sobre os projetos B)-C)-D), por favor entrar em contato. E estrutura será parecida com a do projeto A).

A) Estudo dos conceitos básicos da Teoria de grupos de permutações finitos, com especial ênfase ao caso em que o grupo seja transitivo. Idealmente, a conclusão do projeto o aluno chegará a ver o conceito de Grupo de Frobenius. O objetivo a o longo prazo do projeto é desenvolver as ferramentas necessárias para usar grupos de permutações em problemas atuais da pesquisa, tais como, grupos de automorfismos de curvas algébricas. Baseado em capítulos escolhidos dos livros "Finite Permutation Groups" (H. Wielandt) e "Permutation Groups" (J. D. Dixon, B. Mortimer).
20
Tiago BotariMachine Learning, Dynamical System, Applied mathematics and Physics.Sem restrições2DisponívelUtilizar técnicas de aprendizado de máquina e outras modelagens matemáticas para investigar problemas de cunho aplicado com desenvolvimento de aplicativos web.
21
Marcio DelamaroTeste de softwareA princípio, não existe requisito para aceitação dos alunos8DisponívelMeus projetos abrangem todos os aspectos da atividade de teste e validação de software
22
Pedro Luiz RamosAnálise de Sobrevivência, Inferência Bayesiana, Métodos de EstimaçãoAberto para qualquer aluno que queria trabalhar com a análise de métodos quantitativos.3Disponível
23
Maristela Oliveira dos SantosMatemática aplicada, modelos de otimização, métodos computacionais para resolução de problemas de otimizaçãoCursado disciplina de algoritmos2DisponívelModelos de programação inteira para tratar problemas de dimensionamento e sequenciamento de lotes, de alocação de pessoal (enfermeiras) e de horários de disciplinas em universidades. Estudar modelos e desenvolver métodos de solução.
24
Danilo Hernane spattiSoluções inteligentes de computação para área de saúdeEsta linha de pesquisa requer conhecimento em programação 5DisponívelEsta linha de pesquisa compreende a investigação de problemas nas mais diversas áreas de saúde, tais como identificação de problemas relacionados a voz humana, detecção de distúrbios vocálicos, processamento de imagens, dentre outras, e que possam ser resolvidos com ferramentas computacionais inteligentes ( Redes Neurais, Sistemas Fuzzy, técnicas de aprendizado de máquinas, dentre outras).
25
Andre C P L F de CarvalhoCiência de Dados, Mineraçao de Dados e Aprendizado de MáquinaAluno que tenham boas notas recentes4DisponívelSistemas de aprendizado de máquina automatizado, que aprendme de forma autônoma, melhoria da qualidade dos dados e algoritmos capazes de detectar novidades
26
Marcelo ManzatoSistemas de recomendaçãoO requisito é pelo menos ter terminado disciplinas básicas de programação (ICC2 e Alg1). Além disso, é necessário um comprometimento com a IC de pelo menos 12h semanais. Conhecimento básico em Python e aprendizado de máquina é desejável, porém o aluno poderá aprender durante a IC. 2IndisponívelJá parou para pensar como empresas como Netflix e Amazon selecionam filmes e produtos relevantes para seus usuários? A IC consiste basicamente em desenvolver algoritmos que analisam as preferências e histórico dos usuários para encontrar itens que sejam relevantes. Em particular, o projeto consiste em analisar diferentes fontes de informação sobre os produtos (metadados, revisões, avaliações, etc.) a fim de gerar representações para cada conteúdo/usuário, e assim facilitar a busca por novos itens. Isso envolve trabalhar com diferentes técnicas: processamento de língua natural, aprendizado de máquina, análise de sentimento, redes profundas, etc.
27
Fernando OsorioRobótica Inteligente: Robôs MóveisAluno a partir do 2o. ano de cursos de computação (EC, BCC, BSI) e com ótimo domínio de programação. Orientação inicial de IC "voluntária" (PICT), com possibilidade de vir a ser bolsista (dependerá da disponibilidade de bolsas). 2DisponívelDesenvolvimento de software para sistemas robóticos inteligentes baseados em percepção (sensores 2D e 3D - Imagens e dados 3D). Uso de processamento de imagens, depth images e point clouds, associado a ferramentas de Machine Learning (Deep Learning).
28
Diego R. AmancioRedes Complexas aplicadas a "Science of Science", Análise de Dados e Machine LearningPreferência para alunos que possam receber bolsas FAPESP: média ponderada boa ou ótima e sem reprovações.2DisponívelEste conjunto de projetos visa usar a teoria de redes complexas para analisar artigos cientificos, fazer previsoes de comportamento na Ciência, e também outras aplicações para análise de dados e aprendizado de máquina.
29
Marina AndrettaOtimização, teoria de grafosSe x alunx tiver conhecimentos (básicos) de programação de computadores e de Álgebra Linear, há uma gama bem maior de projetos que podemos desenvolver. 2IndisponívelPodemos realizar projetos mais avançados ou mais iniciais (para alunxs no início da graduação). Dependendo dos interesses dx alunx, montamos um projeto específico.
30
Regilene OliveiraTeoria qualitativa das equações diferenciais ordinárias (TQEDOs)Idealmente o aluno deveria ter cursado disciplina introdutória de equações diferenciais e cálculo de várias variáveis e/ou análise, mas se não for este o caso, podemos começar o projeto pelos pre-requisitos necessários antes de iniciar o projeto em si.01IndisponívelIntroduzir ferramentas clássicas da TQEDOs e aplicá-las no estudo de sistemas de equações diferenciais que aparecem na modelagem de fenômenos de nosso dia-a-dia.
31
Mariana CuriEstatística e Ciências de Dados aplicada à Educação, modelos de variáveis latentes, Psicometria, redes neuraisalunos dos cursos de Bacharelado em Ciências de Computação, Estatística, Sistemas de Informação e Matemática Aplicada2DisponívelEstudo teórico e aplicações a dados reais de técnicas usadas nas análises de dados educacionais, como por exemplo: análise de componentes principais, análise fatorial, Teoria de Resposta ao Item (TRI), análise de correspondência, análise de confiabilidade e Redes Neurais.
32
Janete Crema SimalAnálise e Ensino de MatemáticaPara o primeiro tema é o aluno deve ter cursado e gostado de cálculo I, pois nos aprofundaremos nas questões do cálculo.02Disponível(Análise)O Cálculo visto através de sequências.
(Ensino de matemática) Aspectos teóricos, históricos de exponenciais e logarítmos e aplicações dos mesmos.
33
Julio Cezar EstrellaComputação em Nuvem, Internet das Coisas, Programação com GPUInteresse por alunos que já tenham cursados as disciplinas: Sistemas Operacionais e Redes de Computadores10Disponível
34
Simone Souzateste de software, desenvolvimento webAluno de graduação (área Computação). Pretendo solicitar bolsa (CNPq e/ou FAPESP), então sem reprovas. Início do projeto em julho de 2019 até julho de 2020.
Requisito do candidato: É esperado que o aluno possua conhecimento nas áreas de programação web (PHP), banco de dados (criação e manipulação de banco de dados) e interesse na temática de Teste de Software. Também é interessante que o aluno possua conhecimento em integração de sistemas e interesse em estudos de usabilidades de interfaces de sistemas web.
1DisponívelTítulo do projeto: Investigando o uso de Web Services em um Catálogo de Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Teste de Software
Descrição: o projeto tem o intuito de evoluir um ferramenta web denominada Catalog-STT. Essa ferramenta tem o propósito de catalogar recursos educacionais abertos (REA) da temática de teste de software. A versão atual foi desenvolvida em PHP e permite o registro e a busca por metadados de recursos educacionais abertos. Durante o projeto, espera-se evoluir a ferramenta de modo que além de oferecer os metadados seja possível fornecer os recursos educacionais que foram catalogados pela ferramenta em formato de serviço, flexibilizando a integração do REA com diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. Espera-se também investigar a aceitação da nova tecnologia (isto é, Catalog-STT baseado em Web-Services) com a versão anterior da ferramenta.
35
Ana Peronanálise funcionalpreferencialmente que tenha cursado análise2DisponívelFunções definidas positivas aparecem em várias áreas de pesquisa e em muitas aplicações, como por exemplo, em geoestatísca onde são conhecidas como funções de covariância e aparecem em modelos de espaço-tempo.
Neste projeto pretende-se estudar a definição de uma função positiva definida em um dado conjunto e suas propriedades básicas, ver exemplos e aprender sobre o comportamento global de uma função definida positiva suave na reta.
36
Evandro Raimundo da SilvaAnálise- Equação Diferencial ParcialAluno que tenha cursado os cursos de calculo01Disponível
37
Ricardo EhlersComputação BayesianaAluno de qualquer curso em condições de concorrer a bolsa das agências de fomento.1Disponível
38
Sérgio Luís ZaniEDP, séries de Fourier, análise real, análise complexaNo momento não tem nenhum aluno de IC;2Disponível
39
Joao do E.S.Batista NetoProcessamento de ImagensAlunos necessitam apenas de base em programação (estrutura dados). POO é desejável4DisponívelSegmentação de imagens, reconstrução de curva a partir de imagens, sistemas de visão computacional
40
Roberto AlvarengaTeoria dos Números/Geometria aritmética Preferencialmente que tenha cursado Álgebra I. 2DisponívelO projeto visa o estudo de problemas clássicos de teoria de números com auxílio da geometria algébrica. Nessa interseção, nasce a geometria aritmética, que nada mais é do que o estudo das soluções de equações polinomiais com coeficientes em um anel. Um dos problemas clássicos é o celebrado Último Teorema de Fermat. Neste projeto de IC começaremos com conceitos básicos da teoria dos números objetivando o estudo de problemas clássicos e/ou conjecturas famosas.
41
Phillipo LappicyEquações Diferenciais e Sistemas DinâmicosIdealmente a/o aluna/o possui noções básicas de EDO.2DisponívelAtualmente estou estudando a aplicaçao de equações diferenciais e sistemas dinâmicos à relatividade geral, que em particular visa compreender a estrutura de buracos negros e do big bang. Cada projeto será criado de acordo com os interesses da/o aluna/o.
42
Guilherme SilvaFísica matemática, matrizes aleatóriasAmbos projetos já tem bolsa Fapesp pré-aprovada, portanto alunxs com currículos muito bons/excelentes. Ademais, como pré-requisitos

1. Um curso básico em EDO's/EDP's é necessário, ter cursado ou estar cursando análise

2. Ter concluido álgebra linear, e ter cursado ou estar cursando análise e variáveis complexas. Conhecimento básico de programação em software matemático (Mathematica/Maple ou similares) é desejável, mas pode ser adquirido durante o progresso
2DisponívelDois projetos possíveis:

1. Estudar métodos assintóticos em física matemática, com aplicações na compreensão do comportamento assintótico de soluções de equações de onda não-lineares e em polinômios ortogonais.

2. Estudar autovalores de matrizes aleatórias, com ênfase em compreender o fenômeno de universalidade, o qual afirma que independentemente da distribuição matricial que se estuda, o comportamento dos autovalores de matrizes muito grandes é o mesmo.
43
Ricardo MarcaciniInteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Mineração de TextosÉ interessante que estudantes que estejam a disciplina de Inteligência Artificial (ou que irão cursar durante a IC).2DisponívelMétodos de aprendizado de máquina para extração de conhecimento a partir de dados textuais, como boletins, notícias, artigos científicos e posts em redes sociais. Estudantes de Iniciação Científica atuam no desenvolvimento e avaliação de métodos, bem como no seu uso em aplicações do mundo real, especialmente, modelos preditivos que incorporam informação textual como conhecimento complementar às informações tradicionais.
44
Willian Hans Goes CorrêaIntrodução à geometria dos espaços normados1DisponívelNeste projeto propomos uma introdução ao estudo dos espaços normados, com foco em propriedades geométricas das esferas de tais espaços (convexidade estrita e convexidade uniforme), e as consequências dessas propriedades à problemas de melhor aproximação.
45
Karla Barbosa de Freitas SpattiOtimização, Matemática AplicadaConhecimento básico de programação, modelagem matemática e álgebra linear.0Disponível
46
Elaine Parros M. de Sousa
Banco de Dados, Mineração de Dados, Mineração de Séries Temporais, Mineração de Data Streams
É interessante que o(a) aluno(a) já tenha cursado a disciplina de Bases de Dados. 1DisponívelProjeto pode ser definido de acordo com o interesse/background do(a) aluno(a), dentro das linhas de pesquisa.
47
Kelly Cristina Ramos da SilvaMineração de dados e detecção de outliersInteresse em análise de dados.0DisponívelMétodos robustos para detecção outliers em cenário não paramétrico.
48
Igor Mencattiniálgebratodos o pré-requisitos serão estudados na fase inicial do projeto2DisponívelIntrodução à teoria de categorias e suas aplicações com ênfase na teoria da operads
49
Roseli Ap. Francelin RomeroIA e Robóticaaluno do curso de Enga. de Computação, Ciencias de Computação02DisponívelDesenvolvimento de pesquisas para controle de robôs humanoides
50
Maria da Graca Campos Pimentel
Sistemas Web, Interação Humano-Computador, Visualização, Computação Móvel e Vestível, Sistemas de Recomendação, Aplicações de Sistemas Inteligentes.
Alunos com boa formação na área de Computação.4DisponívelAs professoras MGraça Pimentel e Kamila RH Rodrigues realizam pesquisa para o desenvolvimento do método ESPIM (Experience Sampling and Programmed Intervention Method), que combina intervenção individualizada e computação móvel para apoiar o monitoramento remoto de usuários por parte de profissionais de Saúde e Educação. A coleta de dados é feita de forma explícita, quando os participantes respondem questionários enviados aos seus smartphones, ou implícita, pela captura se dados a partir de sensores de smartphones e smartwatches. No projeto são realizados estudos de caso nas áreas de Educação (em particular para o letramento digital de idosos) e Saúde (em parceria com pesquisadores de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia). Há oportunidade para graduação de graduação realizarem pesquisas nas áreas de Sistemas Web, Interação Humano-Computador, Visualização, Computação Móvel e Vestível, Sistemas de Recomendação e Aprendizado de Máquina, entre outros.
51
Dilvan de Abreu Moreira
Web Semântica (ontologias, regras, lógica), aplicações de Sistemas Web e Web Semântica nas áreas de Ciências da Vida (medicina, biologia, sustentabilidade) e Informática Biomédica.
O aluno deve ter conhecimentos básicos programação e estar disposto a aprender JavaScript, HTML e outras tecnologias da área de Web.2Disponível
52
Victor Hugo Jorge PerezÁlgebra Comutativa ou Geometria AlgébricaO pre requisito é necessario gostar de álgebra e segundo ter feito pelo menos algum curso básico de álgebra na graduação.2DisponívelTenho disponível de propor dois tipos de projetos, um na direção de Álgebra comutativa, que podem ser estudados teoria de anilhos e módulos e suas aplicações. Um outro projeto é em direção a Geometria Algébrica que trata-se do estudo de figuras geométricas que são provenientes de zeros de polinômios.
53
Eugenio MassaEq. diferenciais (parcias/ordinárias), analiseiniciação em matemática, mas podendo ser com aplicações/enfoque em assuntos de física, engenharia, programação.1Disponívelveja https://sites.icmc.usp.br/eugenio/orient/orient.htm
54
Maykel Boldrin BelluziTeoria qualitativa de equações diferenciaisIdealmente o aluno deve ter conhecimentos prévios em teoria qualitativa de equações diferenciais ordinárias, especialmente no que diz respeito ao esboço do retrato de fase de sistemas bidimensionais. Se necessário, retomamos os tópicos principais para dar andamento ao projeto. Além do mais, é desejável que o aluno tenha um bom histórico escolar para pleitearmos bolsas em distintas agências de fomento.1DisponívelAo estudar sistemas dinâmicos modelados por equações diferenciais, buscamos estados simples para os quais as soluções convergem, os chamados equilíbrios. Em EDO, esses equilíbrios são pontos fixos no espaço, já em EDP, esses equilíbrios podem ser funções temporalmente constantes, mas que variam em outras variáveis. Equilíbrios de EDO’s são zeros de funções, já equilíbrios de EDP’s são mais custosos de se encontrar. Neste projeto buscaremos identificar equilíbrios para uma EDP simples em uma dimensão via análise de retratos de fases. Duração: Outubro 2023 a Setembro 2024.
55
Mariana Curi"AVALIA Ribeirão” vinculado ao Edital USP Municípios● Ser aluno de graduação regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da USP São Carlos, preferencialmente nas áreas de Estatística, Computação ou afins; ● Um dos bolsistas deve estar matriculado no Bacharelado em Estatística e já ter concluído as disciplinas de Análise Multivariada e Modelos de Regressão Generalizados (se concluiu Inferência Bayesiana também é desejável) ;Um dos bolsistas deve ser da área de Computação.● Habilidade de trabalhar em ambiente interdisciplinar, com curiosidade para conhecer o problema sob aspectos estatísticos, computacionais e educacionais.4Disponível● Análises de dados utilizando a metodologia de Teoria de Resposta ao Item; ● Implementações no Moodle Extensão de avaliações educacionais, utilizando plugins específicos para gamificação;● Interação com o setor de TI da Secretaria de Educação do município de Ribeirão Preto para orientação e preparação do banco de dados para as análises a serem realizadas;● Leitura de artigos científicos em inglês, discussão e redação de textos e relatórios científicos.
56
Luis Gustavo Nonato"Inteligência de Dados para Identificação de Padrões e Predição de Crimes em São Carlos” vinculado ao Edital USP Municípios.● Ser aluno de graduação regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da USP São Carlos, preferencialmente nas áreas de Estatística, Matemática Aplicada e Computação. ● Os bolsistas devem ter conhecimento de programação Python (pacotes Numpy e Pandas) ou Java Script com enfoque em ferramentas de visualização na Web, como D3 e Vega-lite. Conhecimentos básicos de técnicas de aprendizado de máquina e aprendizado profundo que serão aprimorados no decorrer dos desenvolvimentos.● Habilidade de trabalhar em ambiente interdisciplinar, com curiosidade para conhecer o problema e desenvolver sistemas computacionais para extração de padrões espaço temporais e predição de crimes.4Disponível● Implementação de técnicas de aprendizado não supervisionado para a identificação de padrões espaço-temporais de crimes; ● Implementação de técnicas de aprendizado supervisionado para a predição espaço-temporal de crimes; ● Desenvolvimento de uma ferramenta de analítica visual como suporte aos métodos de identificação de padrões e predição de crimes. A ferramenta de visualização permitirá que os agentes de segurança possam extrair informações relevantes de forma amigável; ● Interação com a Secretaria de segurança pública do município de São Carlos para orientação e preparação de banco de dados para as análises a serem realizadas; ● Leitura de artigos científicos em inglês, discussão e redação de textos e relatórios científicos.
57
Maria Cristina F. de Oliveira
Visualização de texto (projeto: visualização analítica para a exploração de corpora científica em plataformas web)
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema web, com funcionalidades de interação e visualização de dados textuais resultantes do processo de recuperação de documentos em mecanismos de busca em bases de dados bibliográficos. O projeto busca trazer um ferramental que auxilie o processo de síntese de literatura, comumente empregado em revisões sistemáticas de literatura.
É requisito ter experiência na área de desenvolvimento web (HTML, CSS e JavaScript) e ser familiarizado com técnicas de ciência de dados (em Python, preferencialmente). Já ter cursado a disciplina optativa de Visualização Computacional e/ou Computação Gráfica é um diferencial.
1Disponível
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100