Disciplina Seminários em Computação I/II/III (2ºsem/2016)
Palestrante: Rafaela Vilela da Rocha Campos
Resumo:
O uso de jogos vem crescendo para fins de aprendizado, treinamento e avaliacão do desempenho de seus usuários, chamados de jogos sérios. Entretanto, o desenvolvimento de um jogo sério tem que ser sistemaático e multidisciplinar para que ele tenha sucesso como
produto final. Serão apresentados os principais desafios na produção e uso de jogos sérios, uma visão geral da metodologia de desenvolvimento e seu uso na criação de treinamentos de preparação e resposta a emergência, além de oportunidades que a área apresenta para pesquisa e desenvolvimento.
Rafaela Vilela da Rocha Campos Pós-doutoranda no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC/UFAL). Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de doutorado no Departamento de Ciência da Computação e Informação na Universidade de Linköping, na Suécia. Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da
Educação a Distância e especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web baseados em Tecnologia Java. Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciência da Computação e Informática na Educação, com ênfase em Jogos Sérios, Simulações
Interativas, Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano.