Palestras e Seminários

14/09/2016

Auditório Luiz Antônio Favaro

Salvar atividade no Google Calendar

Palestrante:  Jesus P. Mena-Chalco (UFABC)

Resumo:
Neste seminário serão  apresentados os resultados preliminares  da genealogia acadêmica de todos os PPGs de computação no Brasil.  Ênfase será dada no método considerado para a coleta e caracterização topológica.
Esses resultados são decorrentes de um projeto sobre genealogia acadêmica no Brasil.
Jesus P. Mena-Chalco é Professor Doutor na UFABC desde 04/2012 e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos, Bibliometria e Cientometria. Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos, principalmente da Plataforma Lattes (scriptLattes), do Banco de teses e dissertações da CAPES e dos registros históricos de genealogia de acadêmicos/cientistas.
Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado ganhou o Primeiro lugar no XIII Concurso Latino-americado de Tesis de Maestria do CLEI/UNESCO-2006. Seu trabalho de doutorado foi selecionado entre as 10 melhores da área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens no SIBGRAPI-2011.
Atualmente é Professor Adjunto II e membro dos seguintes grupos de pesquisa: (i) Grupo de Análise de Redes Sociais e Cientometria da EACH-USP; (ii) Núcleo Estratégico NUVEM (Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade) da UFABC; e (iii) Lab4u da UFSCAR.