Palestras e Seminários

14/09/2016

Sala 5-001

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Probabilidade e Sistemas Complexos

Palestrante: Marcus Aguiar (Instituto de Física - UNICAMP)

Resumo: Evolução é um conceito que permeia toda a biologia. A nossa percepção de que as espécies que conhecemos sempre existiram dessa mesma forma é uma ilusão criada pela curta escala de tempo que vivemos. Na verdade nada é estático e tudo está em constante mudança. O processo evolutivo criou uma incrível diversidade de vida no nosso planeta e compreender os mecanismos por trás desse processo ainda é um problema aberto. Neste seminário vou rever os modelos baseados em indivíduos que desenvolvemos para estudar alguns aspectos dessa questão, com ênfase na seleção sexual e nos papeis do espaço e do tamanho do genoma. Algumas comparações com dados empíricos também serão mostradas.