Palestras e Seminários

Auditório Prof Luiz Antonio Fávaro

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação

Palestrante: Prof Vanderlei Salvador Bagnato - Agencia USP de Inovação

Resumo: A agencia USP de inovação será apresentada com relação às atividades que realiza, bem como a forma como são realizadas. A importância da participação da Universidade na inovação do país será discutida. Exemplos de inovação que procuram resolver problemas da sociedade serão abordados.

Vanderlei Salvador Bagnato concluiu simultaneamente Bacharelado em Física - USP, e Engenharia de Materiais - UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física - Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, e coordenador da Agência USP de inovação. Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializado. Possui 24 capítulos de livros e 5 livros publicados. Orientou 42 dissertações de mestrado e 32 teses de doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens. Atua na área de Física Atômica e Aplicações da Física nas Ciências da Saúde. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: armadilha magneto-óptica, Átomos, Átomos de sódio, Condensação de Bose-Einstein, Átomos frios, Colisões frias, Desaceleração de átomos, Espectroscopia, Terapia fotodinâmica PDT. Eleito para The Academy of Sciences for the Developing World, 20/10/2009; membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, em 05/11/2012; e membro da National Academy of Sciences (USA), em 30/04/2013. Coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.