Palestras e Seminários

19/10/2017

auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001)

Palestrante: Maria de Jesus Dutra dos Reis

Salvar atividade no Google Calendar Palestra

Você já parou para pensar como anda sua saúde mental? Sabemos que a universidade tem por objetivo solidificar e promover o ensino, pesquisa e extensão. Contudo, para que seus objetivos sejam alcançados é necessário que o ambiente universitário seja agradável e prazeroso.

Uma pesquisa lançada em setembro de 2017 para alunos de graduação e pós-graduação da USP-São Carlos demonstrou que grande parte dos alunos possuem indicativos de problemas psicológicos. Dos 434 alunos que responderam à pesquisa, cerca de 42,7% não consideram ter um bom desempenho acadêmico e somente 23,4% consideram estar bem emocionalmente. Além disso, 61,8% consideram ter passado por um algum problema psicológico/psiquiátrico no seu curso.

Esse cenário não pode ser considerado normal em nossa comunidade. Com isso, os autores da pesquisa, com o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), convidam toda comunidade acadêmica da USP-São Carlos e interessados, a observar os principais resultados da pesquisa. Além disso, participar de uma palestra sobre a temática “Saúde mental no ambiente acadêmico”, com a Prof. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.