Palestras e Seminários

13/03/2019

14:00

Palestrante: Celso Alberto Saibel Santos (UFES)

Responsável: Luis Gustavo Nonato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Seminários do Bacharelado em Ciências de Computação (BCC)

Resumo:
Crowdsourcing é um método poderoso que aplica a inteligência humana
para resolver problemas em áreas como a medicina, linguística,
aprendizado de máquina, entre outras. O método se aproveita do enorme
número de possíveis colaboradores disponíveis e conectados online para
realizar tarefas propostas pelo "dono do problema" a ser solucionado.
Recentemente, realizamos uma revisão sistemática sobre projetos
crowdsourcing, evidenciando os principais aspectos a serem observados
para o desenvolvimento de tais projetos, além das funcionalidades
disponíveis e limitações das plataformas crowdsourcing existentes.
Neste seminário, discutiremos os principais elementos de projetos
crowdsourcing para solução de problemas da área de computação e
apresentaremos alguns exemplos recentes destes projetos envolvendo o
processamento de vídeos e a autoria de documentos.

Short bio:
Celso A. S. Santos é Dr em Informática pela Université Paul Sabatier
de Toulouse III (1999), com trabalho de Tese desenvolvido no
LAAS/CNRS; Mestre em Eng. Elétrica pela POLI-USP (1994), com trabalho
desenvolvido no LSI/POLI/USP; Eng. Eletricista pela UFES (1991).
Atualmente é Professor Associado II no Departamento de Informática
(DI) da UFES, tendo também atuado, de 2009 a 2012, no Dep. de Ciência
da Computação da UFBA e, de 2001 a 2009, na Universidade Salvador.
Possui grande experiência de orientação e de coordenação de projetos
de pesquisa e inovação, atuando, principalmente, nas áreas de Sistemas
Multimídia e Aplicações Interativas. Até Ago/2019 está vinculado ao
ICMC/USP como Pesquisador Associado durante seu período sabático.
http://lattes.cnpq.br/7614206164174151
https://scholar.google.com.br/citations?user=vC1gHpAAAAAJ&hl=en

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação