default Notícias
Data da publicação: 08/10/2013

Thiago Silva e seu orientador Zhao Liang
O aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Thiago Christiano Silva, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Ciência da Computação pela tese Aprendizado de máquina em redes complexas: modelagem, análise e aplicações, defendida em dezembro de 2012, sob orientação do professor Zhao Liang. 

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 4 de outubro. A premiação é oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Prêmio é constituído por um certificado, uma medalha e uma bolsa de pós-doutorado. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília no dia 13 de dezembro, na sede da Capes. 

A tese de doutorado de Silva recebeu também o Prêmio Tese Destaque USP 2012 na área de Ciências Exatas e da Terra. O trabalho investigou as possíveis vantagens oferecidas por redes complexas no aprendizado de máquina, e propôs um método híbrido de classificação supervisionada, que permitiu melhorar o desempenho de técnicas tradicionais de classificação.

Silva é graduado em Engenharia de Computação pelo ICMC, onde, por conta do seu destacado desempenho acadêmico, ingressou no doutorado direto. Atualmente, é pós-doutorando no Instituto, ainda sob supervisão do professor Liang, e trabalha como analista de TI no Banco Central do Brasil. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de aprendizado de máquina, redes complexas, redes neurais e sistemas dinâmicos.

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pela contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico.

Mais informações
Site do Prêmio Capes de Tese: http://www.capes.gov.br/premiocapesdetese
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação