VAGAS: 100 (70 na FUVEST + 30 no SiSU/ENEM)
DURAÇÃO: 5 anos (integral)
COMO SE INSCREVER NA FUVEST: carreira 710 – curso 16

 

SOBRE O CURSO

O Bacharelado em Ciências de Computação faz parte da área de conhecimento de ciências exatas. O curso visa a formação conceitual e teórica sólidas nas diferentes áreas da Ciências de Computação, aliada à formação prática, através do desenvolvimento de projetos e da utilização de diferentes tipos de ferramentas de software. A capacidade de adaptação à evolução da computação, tanto em termos teóricos/metodológicos como em termos tecnológicos, é um aspecto essencial que o curso considera no oferecimento das disciplinas e na preparação do profissional dessa área.

 

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?

Basicamente, matemática, linguagens de programação e sistemas de hardware e software são as áreas que irão acompanhá-lo durante os cinco anos de graduação. Nesse período, você verá também disciplinas como banco de dados, redes, robótica, computação gráfica, multimídia e engenharia de software. 

No último ano do curso, você deve realizar dois trabalhos de conclusão de curso, que podem ser em empresa (caracterizando estágio supervisionado) ou em universidade ou centro de pesquisa (caracterizando projeto de graduação). Você também pode realizar ambas as modalidades no exterior, em período de intercâmbio. Você poderá ainda empreender, realizando estágio em empresa própria.

 

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

O curso prepara você com amplos conhecimentos e base necessários para se engajar e orientar-se com facilidade nos diferentes caminhos de aplicação de Computação, dentre os quais se destacam:

  • Empresas públicas e privadas da área de computação, atendendo aos diversos tipos de atividades reconhecidamente da área, tais como: analista de software e de sistemas, engenheiro de software, desenvolvedor de sistemas, consultorias em banco de dados, em implantação de sistemas, projetista de software, programador, etc.;
  • Empreendedorismo na área de computação, comandando iniciativas de negócios em computação, criando empresas ou mesmo projetando inovações no mercado;
  • Carreira acadêmica em computação, atuando como pesquisador ou docente universitário.

 

HISTÓRICO

Criado em 1979, o Bacharelado em Ciências de Computação é reconhecido como um dos principais formadores de profissionais altamente qualificados no Brasil, tendo destaque em âmbito nacional e internacional. Inicialmente possuía 40 vagas anuais, mas teve este número ampliado para 100 em 2003, dada a grande demanda por profissionais da área. Este curso é classificado como tendo a computação como atividade fim, e visa a formação de recursos humanos para o seu desenvolvimento científico e tecnológico. Até 2015, o ingresso no curso era feito unicamente pelo vestibular da FUVEST. A partir de 2016, o curso também aderiu ao SiSU/ENEM, aumentando sua cobertura e dando mais oportunidades aos alunos interessados em todo o território nacional.

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação