VAGAS: 30 (21 na FUVEST + 9 no SiSU/ENEM)
DURAÇÃO: 4 anos (integral)
COMO SE INSCREVER NA FUVEST: carreira 790 – curso 62

 

SOBRE O CURSO

A Licenciatura em Matemática tem ingresso e um núcleo geral comuns com o curso de Bacharelado em Matemática. Após o segundo semestre, você poderá optar por ela, ou por ambas as habilitações. O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para os Ensinos Fundamental e Médio e também futuros pesquisadores e docentes do ensino superior, nas áreas de Educação/Educação Matemática, Matemática e áreas afins. Além disso, as habilidades e competências adquiridas ao longo do mesmo, através das disciplinas obrigatórias e optativas, e das atividades extracurriculares, preparam os egressos para ocupar posições no mercado de trabalho fora do ambiente acadêmico ou, mediante especialização posterior, por exemplo, na gestão escolar.

Esse curso proporciona a você:

  • uma sólida formação em conteúdos de matemática superior e em disciplinas pedagógicas gerais e específicas do ensino de matemática, que permite aos egressos acesso aos mais concorridos concursos da rede escolar, ou para seguirem seus estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em diversas sub-áreas afins;
  • formação em blocos de disciplinas de física e nas áreas de computação e cálculo numérico, permitindo a você usar o computador como instrumento de trabalho;
  • capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma inovadora, acompanhando a contínua evolução das metodologias e tecnologias de ensino, bem como das ciências exatas, numa visão global das mesmas.

 

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?

Matemática e os modos de ensinar essa disciplina! Falando sério, você verá teorias matemáticas e suas aplicações, terá disciplinas de cálculo, álgebra e geometria, e complementares de física e cálculo numérico. Quem optar por licenciatura seguirá mais profundamente pela trilha pedagógica, estudando psicologia da educação, didática, aspectos históricos e legais da educação, metodologias e práticas de ensino de matemática e demais disciplinas. 

 

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Lecionar matemática para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, ou na Educação de Jovens e Adultos, é o caminho mais comum. Mas você também poderá trabalhar na administração escolar, como coordenador pedagógico ou diretor, mediante uma especialização para tal. Poderá, ainda, prosseguir em uma carreira acadêmica e trabalhar no Ensino Superior, ou como pesquisador em centros de pesquisa, que são, geralmente, ligados às universidades, nas diversas áreas ligadas à Matemática ou à Educação/Educação Matemática.

Outras possibilidades são atuar em empresas públicas ou privadas, bancos, corretoras, financeiras, etc., ou como pesquisadores em áreas afins, como economia, estatística, informática, nas diversas áreas da Engenharia, após especializar-se nessas áreas, fazendo mestrado e doutorado.

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação