ciencia-com-pipoca Notícias
Data da publicação: 06/12/2016

ICMC é um dos realizadores da iniciativa que acontecerá no CineClube Cauim, em Ribeirão Preto, dias 12 e 13 de dezembro

A ciência vai invadir o cinema nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. É quando acontecerá o evento Ciência com Pipoca, em quatro sessões diferentes no CineClube Cauim, em Ribeirão Preto. A ideia é possibilitar que o público converse diretamente com pesquisadores da USP, de forma dinâmica e divertida, a respeito de temas como robótica, neurociência, radiação e sociedade da informação.

Cada um dos quatro temas será debatido a partir de trechos de filmes, séries ou documentários, que serão usados para costurar as ideias e ligar os conceitos abordados. Ao longo das décadas, os filmes têm sido uma maneira divertida para entender a sociedade e até outras formas de vida. E tudo isso é ciência, pois tudo isso é conhecimento. O mais interessante é que o público poderá interagir com os pesquisadores desde o primeiro minuto e poderão descobrir que falar de ciência pode ser muito prazeroso.

“Os robôs e a robótica estão cada vez mais presentes em nossa sociedade e muito em breve farão parte do dia a dia de nossas vidas”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC, um dos pesquisadores que participarão do Ciência com Pipoca. “O cinema e a ficção científica vêm explorando amplamente esse tema, mas será que esses filmes representam apenas obras de ficção científica ou o que eles mostram pode vir a se tornar uma realidade no futuro? Precisamos nos preocupar com uma revolução dos robôs?”, questiona o professor, que promete responder essas perguntas durante o evento.

A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrições previamente ou reservas. As sessões acontecerão nos dias 12 e 13 de dezembro, às 15 e às 19 horas. Basta se acomodar em uma das 900 poltronas do CineClube Cauim e aproveitar. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

A iniciativa é uma realização do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID), do Centro de Terapia Celular (CTC) e tem o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto. Confira a programação completa e mais informações no site do evento http://cienciacompipoca.wixsite.com/2016 e no Facebook.

Texto: Assessorias de Comunicação do ICMC, IEA-RP, CRID e CTC

Assessoria de Comunicação do IEA-RP: (16) 3315-0368 / 3315-9051 / 2101-9350