img8276 Notícias
Data da publicação: 04/01/2017

Competidores terão 48 horas para desenvolver um jogo

Estimular o interesse pela indústria de jogos eletrônicos e promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais que já atuam neste mercado. Esses são os objetivos do Global Game Jam, evento que acontecerá ao redor do mundo entre os dias 20 e 22 de janeiro. Uma das sedes (chamadas de jam sites) será o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente até o dia 15 de janeiro no site do evento.

A maratona é voltada para desenvolvedores de jogos, amadores ou profissionais, que terão a oportunidade de criar um game físico ou digital em apenas 48 horas. Esse jogo deve ser desenvolvido em grupos, definidos de acordo com o interesse de cada competidor a partir de temas pré-estabelecidos. “A participação em eventos como esse agrega muito, tanto em termos de conhecimento quanto de networking, ou seja, conhecer novas pessoas do ramo, trocar contatos e fazer novas amizades”, explica Leonardo Pereira, um dos organizadores do evento.

É desejável que se tenha conhecimentos em programação, uso de engines ou habilidades artísticas. No entanto, cada participante é livre para escolher as ferramentas que irá utilizar, desde que possua licença para tal. “Jogos produzidos em jams muitas vezes acabam sendo continuados e tornam-se produtos. Empresas como a Square Enix Montrèal e a EA Sports já realizaram game jams internas, visando elevar o ânimo da equipe e angariar novas ideias”, conta Leonardo. Mais detalhes sobre as regras estão no site oficial do Global Game Jam.

O evento será realizado no bloco 5 do ICMC e terá início às 17h do dia 20 de janeiro, com término previsto para o dia 22, às 18h. A edição de 2017 reunirá participantes de 93 países, distribuídos em 600 sedes. No ICMC, a maratona é promovida pelo Fellowship of the Game (FoG), grupo de desenvolvimento de jogos formado por alunos do Instituto. Já o evento global é um projeto da International Game Developers Association.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC

Site do Global Game Jam São Carlos: http://ggj.fog.icmc.usp.br/

Site oficial do evento: http://globalgamejam.org/