foto-1 Notícias
Data da publicação: 12/01/2017

Projeto Aprender, realizado pelo Rotaract com o apoio do ICMC, recebe inscrições até 31 de janeiro

Projeto Aprender conta com estudantes universitários que ministram

aulas de todas as disciplinas aos vestibulandos

“Aprendi muitas coisas que não tinha visto na escola, o ensino foi além”, conta Lara Scherma, jovem de 18 anos que participou do Projeto Aprender, curso preparatório para o vestibular oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os estudantes do ensino médio que desejarem participar do cursinho em 2017 podem se inscrever até o dia 31 janeiro.

Lara cursou o Aprender em 2015, quando estava no terceiro colegial em uma escola estadual de Descalvado (SP), sua cidade natal, e vinha todo dia para São Carlos a fim de realizar o sonho de entrar em uma universidade pública. Depois de muito esforço, a recompensa veio: foi aprovada em Fonoaudiologia pela USP, em Ribeirão Preto.

As aulas no projeto foram essenciais para o seu sucesso, assim como o contato com os professores: “Nós tínhamos uma relação de amizade, eles eram muito próximos da gente”, conta a estudante que evoluiu, principalmente, na área de exatas durante o curso. Hoje, já no segundo ano de faculdade, ela recomenda aos vestibulandos que participem da iniciativa: “Vai acrescentar bastante”.

Este ano, as aulas terão início no dia 6 de março e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com atividades extras aos sábados. Eventualmente, as aulas poderão começar às 18 horas. Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos, que devem se inscrever previamente pelo endereço icmc.usp.br/e/32516. Uma avaliação escrita de conteúdos básicos de português e matemática acontecerá no sábado, 11 de fevereiro, às 14 horas, no bloco 4 do ICMC, no campus da USP em São Carlos. Além de apresentar o RG, é necessário levar uma caneta para realizar a prova.

Os aprovados na avaliação serão chamados para participar da segunda etapa de seleção, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, entre 14 e 18 horas, quando os estudantes serão entrevistados pela equipe que coordena o projeto. Nessa etapa, é necessário trazer uma cópia do boletim escolar do ensino médio.

Voluntários a serviço da educação – Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar e tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. “Sempre quis ser professora e quero ajudar os estudantes a passarem em universidades públicas. Tento tornar as aulas mais atrativas, usando exemplos do dia a dia deles e fazendo com que participem bastante”, conta Isabela Horta, mestranda de Engenharia Ambiental da USP que ministra aulas de geografia no Projeto.

Um dos coordenadores do projeto e aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC, Lemuel Roberto, fala sobre a motivação em oferecer o curso a esses estudantes: “A gente sempre fala que a educação é a solução para o país mas não vemos muitas coisas acontecendo. Quando nós colocamos a mão na massa e recebemos esses resultados é muito gratificante”.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Site do Projeto: http://aprender/rotaractsanca.org