iv-forum-de-discussao Notícias
Data da publicação: 26/01/2017

Contribuir para o desenvolvimento das teorias e práticas educacionais na área é um dos objetivos do evento que acontecerá pela primeira vez em São Carlos

 

Pesquisas em educação, psicologia, filosofia, história ou tecnologia aplicadas à educação matemática. Os estudos dessas e de outras áreas serão debatidos durante o IV Fórum de Discussão – Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, evento promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As atividades ocorrerão nos dias 11 e 12 de abril e as inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até 19 de março no site do evento: icmc.usp.br/e/22825.

 “O foco é discutir quais metodologias de pesquisa e referenciais teóricos estão sendo utilizados dentro das diversas vertentes da educação matemática. No caso de estudos na área utilizando a tecnologia, por exemplo, poderemos evidenciar, nesse fórum, que tipo de técnicas e métodos de análise estão sendo aplicados para as investigações sobre o ensino e a aprendizagem nessa linha”, explica Edna Zuffi, professora do ICMC. A docente diz, ainda, que serão debatidas as dificuldades enfrentadas em cada temática, a fim de trazer contribuições tanto teóricas quanto para as práticas educacionais.
 
O Fórum, que será realizado pela primeira vez em São Carlos, trará uma mesa redonda com o tema A diversidade de investigação no campo da educação matemática, na qual participarão o professor Antonio Garnica, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), o professor Dario Fiorentini, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a professora Sandra Magina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Eles apresentarão o atual cenário das pesquisas na área de educação matemática no país, além de debater aspectos da ciência na atual sociedade.
 
Grupos de discussão – Voltado para pesquisadores, alunos de pós-graduação e estudantes de graduação ou recém-formados que se interessam por pesquisas na área, o evento também irá contar com nove grupos de discussão, que abordarão uma série de temas. Os pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos podem escolher um dos nove grupos e submeter um resumo até o dia 19 de março, enviando-o para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Será aceito apenas um texto por grupo de pesquisa, que deverá ser disponibilizado na página do evento até o dia 28 de março. Os grupos de discussão escolhidos para o Fórum são os seguintes:
 

GD 1: Pesquisa em formação de professores em educação matemática

GD 2: Pesquisa em práticas escolares em educação matemática

GD 3: Pesquisa em história na/da educação matemática

GD 4: Pesquisa em currículo e avaliação em educação matemática

GD 5: Pesquisa em psicologia da educação matemática

GD 6: Pesquisa em tecnologia e ensino à distância em educação matemática

GD 7: Pesquisa em educação matemática e cultura

GD 8: Pesquisa em filosofia e educação matemática

GD 9: Pesquisa em educação matemática e inclusão


Ao final do evento, haverá uma plenária que apresentará um resumo sobre o que foi debatido em cada grupo de discussão. O Fórum terá início no dia 11 de abril, às 9h30, e a abertura acontecerá no teatro Florestan Fernandes da UFSCar. Confira a programação completa no site do evento: icmc.usp.br/e/20d3.

 A primeira edição do Fórum aconteceu em 2011, no campus de Rio Claro da UNESP, desde quando é realizado a cada dois anos. Em 2017, também participam da organização do evento o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos, e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
 
 
 
Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
 
Mais informações
Site do evento: http://balizadoresedumat4.wixsite.com/forum
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação