fogamemaker Notícias
Data da publicação: 27/03/2017

 

 Curso é gratuito e acontecerá no próximo domingo, 2 de abril

 

VAGAS ESGOTADAS

 

Mostrar aos participantes como programar jogos eletrônicos utilizando uma das ferramentas mais conhecidas para essa finalidade e de fácil aprendizado: o GameMaker. Esse é o objetivo do curso que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Gratuita, a iniciativa acontecerá no próximo domingo, 2 de abril, na sala 6-303 do ICMC, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Há 30 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, dia 30 de março, ou enquanto houver vagas. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP neste link: icmc.usp.br/e/91112.

Durante o curso, os participantes vão aprender sobre os componentes de um jogo e a programação de games, podendo aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos. Com o GameMaker, é possível organizar todos os recursos dos games em pastas dentro da ferramenta, incluindo editores de imagens, sons, scripts e fases. O GameMaker permite, ainda, salvar os recursos criados para que possam ser empregados em outros jogos ou fora do programa.

Sob coordenação do professor Fernando Osório, a atividade é uma iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é voltado ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Quem vai ministrar o curso são os estudantes Leonardo Pereira e William Ferreira. Eles recomendam que os participantes, se puderem, levem seus notebooks para o curso com o GameMaker instalado.

Leonardo  fez Ciências de Computação no ICMC e, atualmente, é aluno de mestrado no Instituto. Ele atua desde 2012 no FoG e tem experiência teórico-prática acumulada no desenvolvimento de jogos, que inclui participação em projetos junto ao grupo, organização de competições de desenvolvimento rápido de jogos (Game Jams), além de ter realizado pesquisas temáticas sobre o assunto, bem como organizado e ministrado aulas em uma disciplina de desenvolvimento de games no ICMC. Leonardo possui, ainda, experiência no uso de diversas ferramentas usadas na área, tais como Unity3D, Stencyl e GameMaker.

Já William cursa atualmente Ciências de Computação no ICMC e atua desde 2016 junto ao FoG. Assim como Leonardo, possui experiência teórico-prática no desenvolvimento de jogos, participou de Game Jams e também domina diversas ferramentas tais como Unity3D, LÖVE e GameMaker.

 

Introdução ao desenvolvimento de jogos com GameMaker
Inscrições: até 30 de março ou enquanto houver vagas por meio do link icmc.usp.br/e/91112
Quando: dia 2 de abril, domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas.
Local: laboratório 6-303, no bloco 6 do ICMC.
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, no campus I da USP em São Carlos.
Vagas: 30.
Mais informações: (16) 3373-9146 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação