workshop-de-teses Notícias
Data da publicação: 30/05/2017

Evento acontece dias 28 e 29 de agosto e os participantes que desejam apresentar trabalhos devem se inscrever até 18 de junho

O Prêmio Gutierrez é entregue durante cerimônia na abertura do Workshop.
Ano passado, o vencedor foi Rafael Montezuma Cabral, que apresentou sua tese no evento

Entre os dias 28 e 29 de agosto, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará o VII Workshop de Teses e Dissertações em Matemática (WTD). O evento tem como objetivo promover a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Matemática do Instituto.

Aberto a todos os interessados, o workshop tem como meta promover maior interação entre pós-doutorandos, egressos e alunos de mestrado e doutorado do Programa. O evento também busca encorajar aqueles que estão em fase final de elaboração de teses ou dissertações a ministrarem palestras, divulgando os resultados obtidos em suas pesquisas.

Os participantes que desejarem apresentar seus trabalhos durante o Workshop devem realizar a inscrição até 18 de junho. Já aqueles que não vão apresentar projetos podem se inscrever até 4 de agosto ou na abertura do evento, dia 28, a partir das 8 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O valor da inscrição é de R$ 36,00 e pode ser pago diretamente à Seção de Eventos do ICMC entre os dias 4 e 18 de agosto.

Atrações gratuitas – A programação do WTD conta com duas atrações gratuitas e abertas à participação de todos os interessados. No dia 28 de agosto, em conjunto com a abertura do Workshop, ocorrerá a cerimônia do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2017, que reconhece, a cada ano, a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior. A cerimônia acontecerá a partir das 14 horas no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.

No mesmo local, também no dia 28, no período da manhã, será realizada a palestra Escrita Científica em Inglês, que será ministrada pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, do Instituto de Física de São Carlos. Osvaldo É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), sediado no ICMC, e um dos responsáveis pela criação do Portal da Escrita Científica do campus da USP em São Carlos, que tem por objetivo auxiliar na formação dos estudantes por meio de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos (teses e artigos), ferramentas de apoio à escrita e gerenciamento de referências e editoração.

Foto: Reinaldo Mizutani – Assessoria de Comunicação do ICMC

Site do evento: http://wpgmat.icmc.usp.br/2017/index.php