guia-do-estudante Notícias
Data da publicação: 01/09/2017

Dos 121 cursos da USP avaliados com cinco estrelas pelo Guia do Estudante, 6 são do ICMC

Instituto oferece cursos nas áreas de computação, matemática e estatística

Se você ainda está na dúvida sobre qual curso e universidade escolher pode contar com a ajuda da avaliação do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018. O Guia concedeu cinco estrelas, a avaliação máxima, a seis cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Considerando-se toda a USP, 121 cursos da Universidade receberam essa avaliação (confira a lista dos cursos avaliados).

No ICMC, a nota máxima foi alcançada pelos cursos de Ciências de Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Estatística, Engenharia de Computação (oferecido em parceira com a Escola de Engenharia de São Carlos) e Licenciatura em Ciências Exatas (oferecido em parceira com o Instituto de Física de São Carlos e com o Instituto de Química de São Carlos). Já o Bacharelado em Matemática e o Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica foram avaliados na mesma categoria e receberam quatro estrelas. Os estudantes que desejam obter mais informações sobre os cursos oferecidos pelo ICMC podem consultar o guia Faça parte do futuro.

Vale lembrar que as inscrições para o vestibular da Fuvest 2018 terminam dia 11 de setembro e que os estudantes também podem ingressar na USP por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Gráfico mostra evolução dos cursos da USP avaliados com cinco estrelas (fonte: Jornal da USP)

Metodologia do Guia – Publicado pela Editora Abril, o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018 passará a circular nas bancas a partir de 16 de outubro e é um dos principais veículos de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura. A avaliação do Guia do Estudante é constituída de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

O questionário que é enviado para os educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros. Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Foto: Nilton Junior/ArtyPhotos