ciencia-e-musica Notícias
Data da publicação: 19/10/2017

Minicurso gratuito vai abordar conceitos desses três campos do conhecimento durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Atividade acontecerá dia 28 de outubro, sábado

Quais são as relações que existem entre a música, a matemática e a computação? Responder essa pergunta é um dos objetivos do minicurso que acontecerá dia 28 de outubro, sábado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“A música, a matemática e a computação estão fortemente interligadas pela lógica. Mas não é raro encontrar estudantes ou profissionais com formação em matemática ou computação que desconhecem a correlação com a música. Também não é incomum encontrarmos profissionais dessas áreas com talento ou predisposição para tocar algum instrumento musical”, explica o professor Murillo Homem, do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele vai ministrar o minicurso Música, matemática e computação, que busca motivar os participantes para o estudo dessas ciências, vislumbrando os modelos matemáticos e computacionais que envolvem o universo musical.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, promover uma troca de conhecimentos entre estudantes do ensino médio e alunos de graduação. Entre os itens que serão abordados estão: a matemática do tom puro; os parâmetros físicos do som, como frequência, amplitude e fase; os parâmetros perceptuais do som, como a intensidade, a altura e o timbre; o tom complexo; a representação da informação sonora; as noções de síntese do som; além das ferramentas e ambientes para a computação musical.

O minicurso é aberto a todos os interessados, gratuito e acontecerá das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas na sala 4-005, no bloco 4 do ICMC, que está localizado na avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área I do campus da USP, em São Carlos. Há 40 vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta-feira, 25 de outubro, ou enquanto houver vagas no seguinte link: icmc.usp.br/e/cc773. Vale lembrar que o preenchimento do formulário não garante a vaga, as confirmações das inscrições serão enviadas por e-mail.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Crédito da imagem: freevector.com

Link para inscrições: icmc.usp.br/e/cc773
Link com o programa do minicurso: icmc.usp.br/e/30071
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.