pesquisadores-do-icmc-sao-premiados-em-eventos-cientificos-de-computacao Notícias
Data da publicação: 13/11/2017

O professor Thiago Pardo (quarto, da esquerda para a direita), do ICMC,
orientou dois trabalhos premiados nos eventos BRACIS e STIL

Quatro artigos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foram premiados em dois eventos científicos nacionais de computação: o Simpósio Brasileiro em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL) e Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (BRACIS). Dois professores e cinco alunos do Instituto receberam a premiação.

O professor Thiago Pardo, do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), é um dos autores do terceiro melhor artigo do STIL (Formação de gentílicos a partir de topônimos: descrição linguística e aprendizado automático), elaborado em colaboração com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele também foi premiado com o terceiro melhor artigo do BRACIS (Update for Summarization in Portuguese), escrito em colaboração com Fernando Nóbrega, doutorando do ICMC e membro do NILC.

A professora Sandra Aluísio, também do NILC, é autora do segundo melhor artigo do STIL (Evaluating Word Embeddings for Sentence Boundary Detection in Speech Transcripts), que também tem como autores o mestrando Marcos Treviso e o doutorando Christopher Shulby, ambos do ICMC. Além disso, a professora recebeu o prêmio de segundo melhor artigo do BRACIS (MilkQA – a Dataset of Consumer Questions for the Task of Answer Selection), que foi escrito em parceria com os doutorandos do ICMC e membros do NILC Marcelo Criscuolo e Erick Fonseca, e pela pesquisadora Ana Carolina Sperança-Criscuolo.

Sobre os eventos – O STIL e o BRACIS aconteceram simultaneamente de 2 a 5 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais, local que também sediou o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC). O STIL é uma conferência multidisciplinar que reúne participantes da academia e da indústria, os quais atuam em um amplo espectro de disciplinas relacionadas à tecnologia da linguagem humana, como linguística, ciência de computação, psicolinguística, ciência da informação, entre outros. Já o BRACIS tem como objetivo reunir pesquisadores, engenheiros e cientistas das áreas de inteligência artificial e computacional para debaterem teorias e práticas e promoverem novas parcerias científicas.

Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação do ICMC
Crédito da imagem: arquivo pessoal

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666