ciencia-para-a-educacao-uma-ponte-entre-dois-mundos Notícias
Livro sobre as contribuições da ciência para a educação será lançado nesta terça em São Paulo; um dos capítulos da obra é de autoria de dois pesquisadores da USP, em São Carlos
Data da publicação: 04/12/2017

Publicação é uma iniciativa da Rede Nacional de Ciência para Educação

Um grupo com mais de 100 pesquisadores brasileiros comprometidos em fazer ciência para melhorar a educação brasileira lançará o primeiro livro nesta terça-feira, 5 de dezembro, em São Paulo. A obra Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos é resultado do esforço da Rede Nacional de Ciência para Educação. Entre os 25 autores do livro, todos associados à Rede, dois são vinculados ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos: o professor André de Carvalho e o pós-doutorando Isvani Blanco.

Em parceria, professor e pós-doutorando redigiram o capítulo Máquinas que aprendem: o que nos ensinam, em que explicam como as ferramentas da área de aprendizado de máquina podem ser aplicadas em vários processos de ensino-aprendizagem. Esse é um dos 12 capítulos da obra, que tem foco multidisciplinar e linguagem acessível. Entre os demais assuntos abordados estão temas como o desenvolvimento do cérebro ao longo do crescimento e seu papel no aprendizado; a importância da educação infantil; o aprendizado das palavras e a participação familiar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; o ensino da matemática tendo como embasamento os fundamentos da neurociência e da psicologia cognitiva; os transtornos mais comuns que afetam o ensino; e o papel das tecnologias na sala de aula.

A obra foi organizada pelos pesquisadores Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Augusto Buchweitz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e Mailce Borges Mota, da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre os autores do livro estão neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas de 12 instituições públicas e privadas do Brasil.

Criada em novembro de 2014, a Rede Nacional de Ciência para Educação tem por objetivo unir pesquisadores do país com estudos de potencial aplicação em educação, fomentar pesquisas na área e dar lastro para políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. O lançamento do livro, pela editora Atheneu, acontece em São Paulo, nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 18h30 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, com um bate-papo com alguns dos autores. Já no Rio de Janeiro, o evento ocorrerá na sexta-feira, 8 de dezembro, às 18h30 na livraria Argumento do Leblon.

Professor André, do ICMC, é um dos 25 autores do livro

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações da Assessoria da Rede Nacional de Ciência para Educação

Lançamento do livro “Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos” em São Paulo: 5/12 às 18h30 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon (com palestras de alguns autores). Rua Palestra Itália, 500 – Piso 3 – Loja 211 Perdizes .
No Rio de Janeiro: 8/12 às 18h30 na Livraria Argumento do Leblon. Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon.