default Notícias
Data da publicação: 24/07/2012

Yuri Lima
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, tem o prazer de anunciar o resultado do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado de 2012A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de agosto, às 14 horas, no auditório Pau-Brasil.

O ganhador é Yuri Gomes Lima, por sua tese de doutorado Dynamics of Sets of Zero DensityLima nasceu em Fortaleza-CE, e é Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Matemática pela mesma instituição (2008) e Doutor em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com período sanduíche na Ohio State University, EUA. Atualmente faz pós-doutorado no Weizmann Institute of Science, em Israel.

Menções honrosas

O ICMC também oferece duas menções honrosas. A primeira vai para Ivaldo Paz Nunes, por sua tese de doutorado Rigidity of Area-Minimizing Hyperbolic Surfaces in Three-ManifoldsNunes nasceu em São Luís-MA e cursou o ensino médio no CEFET-MA. Concluiu o curso de licenciatura plena em Matemática na Universidade Federal do Maranhão em 2005. Concluiu o mestrado e o doutorado em Matemática no IMPA em 2007 e 2011, respectivamente, onde atualmente é pós-doutorando.

Ivaldo Nunes (à esq.) e Lino Grama
A outra menção honrosa vai para Lino Anderson da Silva Grama, por sua tese de doutorado Equigeodésicas e aplicações equiharmônicas em variedades generalizadas. O pesquisador nasceu em São Paulo, mas mudou-se para Poços de Caldas-MG com cinco anos. Iniciou seus estudos de Matemática em São João da Boa Vista-SP. Cursou mestrado e doutorado em Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP, tendo realizado estágios de pesquisa na Universidade de Edimburgo (Escócia) e na Universidade de Viena (Áustria). Fez estágio de pós-doutorado no IMECC, onde atualmente é Professor Doutor.

Sobre o Prêmio Gutierrez

O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do ICMC apoiada pela  Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que visa premiar a cada ano a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil.

Prof. Carlos Gutierrez
O prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar  no IMPA, onde titulou-se Mestre e Doutor em Matemática. Nessa instituição, onde trabalhou até 1999, começou como Professor Assistente e chegou à posição de Titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em Matemática como a University of California em Berkeley e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, onde deu grande contribuição com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Para mais informações, acesse www.icmc.usp.br/~premiogutierrez/

Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638