Visualização, Imagens e Computação Gráfica


Linhas de Pesquisa:

  • Visualização e mineração visual de dados
  • Geometria computacional e processamento geométrico
  • Processamento de imagens e reconhecimento de padrões
  • Validação e avaliação de técnicas de visualizaçãoe padrões
  • Aplicações de visualização em análise de dados: coleções de imagens, coleções de documentos, coleções de músicas, redes sociais, medições de biossensores, volumes gerados por simulações computacionais e conjuntos de dados multidimensionais em geral

Laboratório de Visualização, Imagens e Computação Gráfica
Departamento de Ciências de Computação



Apresentação

Os pesquisadores do grupo de Visualização, Imagens e Computação Gráfi ca (VICG) desenvolvem projetos em computação visual, com foco em Visualização de Dados apoiada por computador, Processamento Geométrico, Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões. As técnicas e algoritmos desenvolvidos tem forte embasamento matemático, com potencial de aplicação em inúmeros problemas práticos que demandam a análise de dados complexos imersos em espaços de alta dimensionalidade apoiada por representações visuais interativas. Esse cenário abrange desde dados de natureza abstrata, como coleções de textos ou imagens, a resultados de simulações computacionais de processos físicos, como escoamentos de fl uidos ou procedimentos médicos. Os tópicos de pesquisa incluem a busca por algoritmos mais efetivos para extração de informações a partir de imagens, a integração entre técnicas de visualização e de mineração de dados, o tratamento de dados massivos e variantes no tempo, e o uso de representações sonoras para ampliar a capacidade de interpretação dos usuários. As bases teóricas e algoritméticas para o nosso trabalho são oriundas de áreas como Geometria Computacional, Topologia Computacional, Mineiração de Dados, Análise Numérica, Otimização e Estatística.

 

Integrantes

 

Principais projetos

Os projetos de pesquisa do VICG abordam o desenvolvimento e validação de técnicas e estratégias de visualização de dados complexos e volumosos oriundos de diversos domínios de aplicação, tratando problemas críticos como escalabilidade, paradigmas visuais e validação. Os projetos abordam diversos temas nas áreas de Visualização, Analítica Visual, Imagens e Processamento Gráfico. Em Processamento de Imagens os projetos abordam problemas em reconhecimento de padrões, visão computacional e classificação de imagens. Em Visualização, nossas pesquisas tratam questões relacionadas à geração de representações gráficas tanto de dados abstratos como de dados espaciais, bem como questões mais amplas associadas à análise visual de dados multidimensionais complexos. Nossas contribuições incluem técnicas de projeção multidimensional, redução de dimensionalidade e árvores de similaridade. Também temos abordado a aplicação avaliação e validação de métodos de visualização em problemas envolvendo dados de biosensores, coleções de textos e imagens, séries temporais, redes sociais, grafos e dados volumétricos escalares e tensoriais, entre outros. 

  • Desafios em visualização exploratória de dados multidimensionais: novos paradigmas, escalabilidade e aplicações. Projeto temático FAPESP 2011/22749-8 (colaboração com UNICAMP)
  • Integra o Núcleo de Pesquisa em eScience da Universidade de São Paulo (NAP-eScience)
  • Integra a rede de pesquisa (NANOBIOTEC-Brasil, CAPES) Nbionet: filmes nanoestruturados com materiais de interesse biológico: ênfase em modelos de membrana e biossensores. (www.ifsc.br/nbionet)
  • Visualização exploratória de dados volumétricos multidimensionais. CAPES/DAAD PROBRAL (colaboração com Jacobs University, Bremen, Alemanha)
  • Visualização de informação baseada em formas e imagens. CAPES/NUFICC (colaboração com Universidade de Groeningen, Holanda)

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação