Educação Matemática


Linhas de Pesquisa:

  • Aspectos cognitivos e linguísticos em educação matemática
  • Concepções do saber matemático e suas relações com o ensino e aprendizagem da matemática
  • Etnomatemática
  • Filosofia da educação matemática
  • Formação de professores de matemática
  • História e filosofia da matemática
  • Metodologia de ensino de matemática
  • Tecnologias de informação aplicadas à educação matemática

Laboratório de Ensino de Matemática
Laboratório de Educação Matemática
Departamento de Matemática

 

Apresentação

O grupo tem por objetivos investigar questões concernentes ao ensino-aprendizagem de Matemática e à formação de professores. Seus resultados de pesquisa têm sido divulgados em diversos encontros científicos da área de Educação Matemática (ENEM, SIPEM, CIAEM, CIBEM, ICME) e em revistas especializadas. As aplicações da pesquisa têm sido efetuadas em Projetos de Extensão junto à Rede Oficial de Ensino ou em processos de educação não formal, no Estado de São Paulo, ou por meio da coordenação do setor de matemática do CDCC (Centro de Desenvolvimento Cultural e Científico), da Universidade de São Paulo (situado em São Carlos-SP), e da coordenação dos Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) e de Educação Matemática (LEMa) do ICMC-USP. O grupo também atua em um pólo de formação de professores dentro do PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da USP, financiado pela CAPES. Maiores informações podem ser obtidas no diretório do CNPq- Grupo de Pesquisa: Educação Matemática.

 

Integrantes

 

Linhas de Pesquisa

  • Apoio à docência como componente articulador da teoria e prática na formação inicial do professor – PIBID-CAPES/USP
  • Educação Matemática e Economia Solidária
  • Ensino de Matemática para alunos com necessidades especiais
  • Saberes e Práticas Curriculares: um estudo sobre a influência do uso de aulas experimentais mediadas por tecnologia na aprendizagem dos alunos - CNPq
  • Utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de matemática

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação