Processamento Visual e Geométrico


Linhas de Pesquisa:

  • Análise numérica e topológica de sistemas dinâmicos
  • Geometria computacional
  • Modelagem geométrica e geração de malhas
  • Processamento geométrico
  • Visualização e análise visual de dados

Laboratório de Visualização, Imagens e Computação Gráfica
Laboratório de Matemática Aplicada e Computação Gráfica
Departamento de Matemática Aplicada e Estatística
Departamento de Ciências de Computação

 



Apresentação

O grupo de pesquisa em Processamento Visual e Geométrico foi criado em 2010 e, desde então, vem atuando em diversos temas de pesquisa relacionados à Processamento Geométrico, Modelagem Geométrica, Visualização e Análise Visual de Dados, e Análise Numérica/Topológica de Sistemas Dinâmicos.

A pesquisa em Modelagem e Processamento Geométrico aborda o estudo de métodos numéricos e algoritmos para manipulação, representação e análise de dados geométricos. Ferramentas típicas em aplicações que incluem: geração de malhas a partir de nuvem de pontos e de imagens, análise espectral de superfícies discretas, variedades computacionais em espaços de alta dimensão, geometria diferencial discreta em nuvem de pontos, suavização e simplificação de superfícies discretas.

A pesquisa em Processamento Visual aborda técnicas de visualização de informações e dados científicos, principalmente em problemas envolvendo grande quantidade de dados imersos em espaços de alta dimensão. Essas técnicas têm sido empregadas com sucesso na visualização e análise visual de informação de dados textuais e científicos, exploração de coleções de músicas e imagens, análise e extração de características em campos vetoriais. A pesquisa em Análise Numérica/Topológica de Sistemas Dinâmicos consiste no estudo de sistemas dinâmicos contínuos e discretos por meio de métodos numéricos e topológicos baseados no Índice de Conley e em outras técnicas. O objetivo é fornecer uma descrição da dinâmica de um dado sistema, bem como entender sua dependência em relação à parâmetros (bifurcações). Estes métodos têm sido empregados para provar a existência de vários tipos de dinâmica, inclusive dinâmica caótica.

 

 

Integrantes

 

 

Principais projetos

Projeto temático (FAPESP): Desafios em visualização exploratória de dados multidimensionais: Novos paradigmas, escalabilidade e aplicações: Este projeto visa desenvolver novas técnicas e paradigmas que contribuam para o avanço da área de visualização de dados científicos e abstratos, com ênfase no tratamento de manipulação de dados de alta dimensão, multimodais e variantes no tempo. Os novos paradigmas a serem desenvolvidos deverão fornecer metáforas visuais criadas a partir de técnicas de projeção multidimensional e árvores filogenéticas, buscando facilitar a compreensão, exploração e mineração visual de, entre outros, dados textuais, coleções de imagens ou músicas e dados de sensoriamento em nanoescala. Além de primitivas geométricas como unidade de representação visual, propomos usar estruturas de árvores e combinações de entidades geométricas com entidades abstratas a fim de criar um arcabouço unificado de manipulação e representação visual de dados de alta dimensão. Este projeto também inova na proposta de trazer métodos de visualização e exploração visual para o contexto de dispositivos portáteis. Os desenvolvimentos aqui propostos permitirão manter os grupos de pesquisa envolvidos na vanguarda da pesquisa na área, em nível mundial, formentando a criação de propriedade intelectual nacional e a transferência tecnológica. 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação