O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística UFSCar-USP (PIPGEs) foi iniciado em 2013 a partir de uma associação entre os grupos de pesquisa de Probabilidade e Estatística do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC.

O principal objetivo do PIPGEs é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação em áreas como indústria, medicina, biologia, entre outras. Para isto, o Programa oferece dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado, e estimula um excelente ambiente científico por meio de seminários regulares de pesquisa, do Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos e do Programa de Verão em Estatística.

As linhas de pesquisa do Programa incluem, mas não se limitam a:

  • Análise de Sobrevivência e Confiabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Modelagem Estatística
  • Processos Estocásticos
  • Séries Temporais

É importante destacar que os campi das duas universidades estão a uma distância de apenas quatro quilômetros, permitindo facilidade de locomoção dos estudantes e docentes às salas de aula, salas de seminários, laboratórios e bibliotecas.

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2018 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação