Palestras e Seminários

18/04/2018

auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001)

Palestrante: Marcelo Morandini

Salvar atividade no Google Calendar

O escopo e a natureza da pesquisa biológica e ambiental estão evoluindo em resposta a desafios ambientais. Estudos científicos voltados a este domínio de aplicação estão cada vez mais focados em questões de larga escala e complexas que exigem quantidades massivas de dados coletados. Neste contexto, entre outros assuntos similares, esta palestra visa:

(1) Apresentar o DataONE (Data Observation Network for Earth) - Uma plataforma de infra-estrutura cibernética desenvolvida para suportar a coleta (descoberta) e acesso rápido de dados em diversas bases de dados (data centers) distribuídos em todo o mundo e projetada para fornecer um conjunto integrado de ferramentas familiares que suportam todos os elementos do ciclo de vida dos dados (planejamento e aquisição, integração de dados e análise e visualização);

(2) Caracterizar aspectos de monitoramento da biodiversidade e das condições climáticas como uma das ferramentas mais importantes para a gestão de áreas protegidas e definição de ações para políticas públicas de saúde. Destacar a importância de cada etapa desse processo - coleta, estruturação, digitalização, armazenamento e acesso. Aspectos relacionados às interfaces de sistemas computacionais que suportem essas atividades também serão apresentados.

(3) Apresentar um conjunto de padrões e guidelines de usabilidade para apoiar o desenvolvimento de sistemas que suportem atividades de monitoramento da biodiversidade e das condições climáticas. Destacar a importância de ambientes de apoio a essas atividades de avaliação da usabilidade, em especial o Loop11.

Apresentador: Marcelo Morandini – EACH / USP

Bacharelado Em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ciência da Computação (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor do curso de Sistemas de Informação na EACH - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Usabilidade, Ergonomia e Testes de Software.