Palestras e Seminários

auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano - Sala 6-001

Palestrante: Ana Paula Magalhães

Salvar atividade no Google Calendar Palestra

A moderna investigação científica pauta-se por padrões éticos rigorosos e bem definidos. Os códigos de conduta em instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo pressupõem, para além da boa conduta no manejo dos dados da pesquisa, a preservação da integridade física e psíquica dos participantes da pesquisa.

No Brasil, a relação entre pesquisadores e participantes da pesquisa é regulada pelo Sistema CEPH-CONEP, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.

Os CEPH's - Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - consistem em colegiados que reúnem representantes de diversas áreas do conhecimento e setores sociais, e representam a instância de reconhecimento dos padrões éticos da pesquisa envolvendo pessoas.

A aprovação de projetos pelos Comitês demanda uma documentação que envolve, por um lado, o reconhecimento e a divisão de responsabilidades entre pesquisadores e instituições de pesquisa, e, por outro, a informação e o livre consentimento por parte dos participantes.