Palestras e Seminários

24/11/2021

14:20

Online / à distância

Palestrante: Sandra Gama

Responsável: Robson Leonardo Ferreira Cordeiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação

O ramo da interação humano-computador tem vindo a ganhar importância crescente ao longo dos anos, focando em conceitos como a usabilidade e a experiência do utilizador (user experience). Muitas abordagens, embora tentem criar interfaces que sejam, de facto, user friendly, continuam a resultar em soluções one-size-fits-all, que não tiram partido das diferenças individuais dos utilizadores para elevar a interação a um outro nível. Neste seminário será discutida a importância de fatores psicológicos e sinais neurofisiológicos para melhorar a interação humano-computador. Será apresentado o papel de diferentes construtos psicológicos nas preferências individuais por tipos de interfaces e, para analisar essas mesmas preferências, além dos tradicionais questionários, será discutida a recolha de sinais neurofisiológicos para compreender a resposta do utilizador aos estímulos criados por diferentes interfaces. A utilização conjunta destes princípios poderá, de facto, elevar a fasquia da interação, permitindo criar interfaces adaptadas às necessidades e preferências de cada utilizador

 

Bio Sandra Gama:* Sandra Gama fez o seu percurso académico - licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores - no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), onde é Professora desde 2015. Além das atividades docentes, é investigadora no Grupo de Gráficos e Interação no INESC-ID (Lisboa). As suas principais áreas de investigação centram-se na área de Interação Pessoa-Máquina, em particular, Fatores Humanos em HCI, Visualização de Informação e Gamificação de Educação. Lidera e participa em projetos de investigação neste contexto e tem publicado diversos artigos em conferências nacionais e internacionais, bem como em revistas da área.

 

Os interessados devem solicitar o link da palestra através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação