A Comissão de Relações Internacionais

Criada em 2010 a partir da descentralização promovida pela Reitoria da Universidade de São Paulo em relação às atividades de internacionalização, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt - ICMC) tem se consolidado com status de comissão estatutária, com atuação transversal em relação às demais comissões estatutárias do ICMC - USP, apoiando e promovendo ações de internacionalização no Instituto.
A CRInt, atualmente presidida pelo Prof. Jó Ueyama, apoia as iniciativas e ações em internacionalização da comunidade do ICMC, em seus diferentes segmentos, analisando todas as solicitações e atendendo os pedidos de acordo com o orçamento disponível.

Composição

Portaria de Constituição

Acordos e convênios

Oportunidades e editais em andamento

Mapa de Cooperação Internacional do ICMC

Catálogo de Pesquisa

Solicitações, formulários e documentação

Plano de Estudos para alunos de Graduação do ICMC.

Requerimento de Recuperação de Aprendizado - Alunos de graduação retornando de intercâmbio internacional

Relatório de Intercâmbio - Alunos de graduação retornando de intercâmbio internacional

Cadastro de Professor Visitante no ICMC


Solicitações de Auxílios financeiros

Para pedidos de auxílio financeiro destinados a alunos, é necessário primeiramente que o interessado faça sua solicitação à Comissão de Graduação ou Pós-graduação. Após a análise de mérito, realizado pela comissão responsável, as providências necessárias serão tomadas e o pedido será encaminhado, se assim decidido, à CRInt.

Servidores docentes e técnico-administrativos também podem solicitar auxílio financeiro. Para isso devem entrar em contato diretamente com a CRInt por meio de e-mail, enviando carta de aceite ou convite para o evento, bem como o plano de trabalho com as motivações, atividades a serem desenvolvidas, multiplicação dos conhecimentos adquiridos e valores solicitados.

Procedimentos para candidaturas de estrangeiros em disciplinas do ICMC

Os seguintes documentos deverão ser enviados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

  • Carta de nomeação do aluno, feita pelo International Office da Universidade estrangeira;
  • Carta de recomendação do aluno, elaborada por um professor na instituição de origem;
  • Histórico escolar da graduação emitido pela universidade de origem;
  • Registration Form com as disciplinas de interesse - para ter acesso às disciplinas oferecidas pelo ICMC clique aqui
  • Cópia da folha de dados do passaporte, onde consta a validade do documento;
  • Fotografia para documento digitalizada em extensão “.jpg.


Os documentos devem ser enviados apenas pela Universidade do aluno, em formato “pdf”, de boa qualidade.
Após o envio dos documentos, o interessado receberá um email do Sistema Mundus, no endereço indicado no Registration Form, orientando para que complete sua inscrição por meio de um link. Ele deverá preencher os dados e anexar a documentação exigida, que está contida na documentação necessária, e aguardar a aprovação do ICMC-USP.

Prazos para envio de candidaturas:

1º Semestre de cada ano:
Até 31 de outubro: Nomeação e Inscrição (pela Instituição de origem);
De 1º até 30 de novembro: Avaliação pelo ICMC.
De 1º até 15 de dezembro: Emissão das cartas de aceite.
 
2º Semestre de cada ano:
Até 30 de abril: Nomeação e Inscrição (pela Instituição de origem);
De 1º até 30 de maio: Avaliação pelo ICMC.
De 1º até 15 de junho: Emissão das cartas de aceite.

 

Informações para discuplinas de Pós-Graduação.

 

Contato

Escritório de Relações Internacionais - ICMC/USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro
CEP 13566-590
São Carlos - SP
Fone: + 55 16 3373 8889
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30 - sala 3-004

 

 

Responsável

       

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2018 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação