delbemseiji2 Notícias
Data da publicação: 29/09/2016

Delbem (à esquerda) e Seiji iniciaram os mandatos no dia 15 de setembro

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, reelegeu o professor Alexandre Delbem como chefe do Departamento de Sistemas de Computação (SSC). A eleição, que ocorreu dia 10 de agosto, também definiu o vice-chefe, que é o professor Seiji Isotani. Os mandatos, que começaram dia 15 de setembro, terão duração de dois anos.

Delbem possui doutorado pela USP (2002), onde é professor desde 2003 e livre-docente desde 2009. O professor investiga soluções computacionais para enfrentar problemas do mundo real, como, por exemplo, qualidade da energia e restabelecimento de energia após apagões, predição de mudanças em sistemas complexos e detecção de doenças. Para lidar de forma eficiente com os aspectos críticos desses problemas, são desenvolvidos algoritmos tais como: larga-escala (complexidade computacional e algoritmos de estimação de distribuição), multicolinearidade (construção automática de modelos multivariados), tomada de decisão e otimização a partir de múltiplos critérios (algoritmos evolutivos multiobjetivos) e resposta em tempo-real (paralelização usando FPGAs).

Já Seiji é professor do ICMC desde 2011 e possui bacharelado e mestrado em Ciências de Computação pela USP. Fez especialização em aprendizagem colaborativa e engenharia de ontologias e concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University, no Japão. Realizou pós-doutorado em Sistemas Tutores Inteligentes na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. Tem experiência nas áreas de tecnologia educacional e transferência de tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos, sistemas baseados em ontologias e sistemas educacionais inteligentes.

Secretaria do Departamento de Sistemas de Computação: (16) 3373.9655