dorly-para-web Notícias
Data da publicação: 10/03/2017

Professoras convidadas ministrarão workshops de 20 a 24 de março; há 100 vagas disponíveis e a taxa de inscrição é de R$ 30

Dorly será uma das ministrantes dos workshops

O inglês é a língua que domina a ciência e a realização de uma apresentação oral acadêmica é um desafio, especialmente para quem não nasceu falando inglês. Não é à toa que, apesar de suas valiosas contribuições científicas, muitos pesquisadores não conseguem ser bem-sucedidos ao participar de uma conferência internacional. Dois workshops para ajudar pós-graduandos e demais pesquisadores a enfrentarem esse desafio serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 20 a 24 de março.

Por meio de uma série de atividades interativas, colaborativas e informais, os estudantes serão guiados, passo a passo, na criação de uma apresentação acadêmica relevante para o próprio campo de estudo, mostrando dados de pesquisa e se preparando para a participação em uma conferência científica. Para realizar as tarefas do workshop, os estudantes deverão criar um canal no YouTube (privado, grupo fechado) para que cada um possa postar os vídeos que produzir ao longo do curso (confira as tarefas na programação completa).

Haverá duas turmas: uma terá aulas pela manhã, das 10 às 12 horas, e outra à tarde, das 16 às 18 horas, exceto dia 21, quando a aula acontecerá das 15 às 17 horas. Em cada turma, existem 50 vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas até dia 16 de março ou enquanto houver vagas, via Sistema Apolo, por meio desses links: icmc.usp.br/e/91015 (manhã) e icmc.usp.br/e/aab37 (tarde). Para confirmar a inscrição, os interessados deverão pagar o boleto gerado pelo sistema no valor de R$ 30,00 e encaminhar o comprovante de pagamento para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quem desejar poderá solicitar isenção da taxa de inscrição e serão concedidas até cinco bolsas. Para solicitar a isenção ao coordenador do curso, é preciso apresentar documentação comprobatória de sua condição socioeconômica menos favorecida, encaminhando email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No curso, serão trabalhadas questões de vocabulário científico, compreensão, pronúncia, além de simulações de apresentação oral. A ministrante será Dorly Piske e Mary Elizabeth Buskirlk. Dorly é graduada em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, obteve mestrado em ciência dos alimentos pela Kansas State University, nos Estados Unidos, além de mestrado em letras (espanhol e alemão) e pós-graduação em ensino de inglês como língua estrangeira pela University of Wyoming. Dorly tem experiência com ensino de inglês acadêmico nos Estados Unidos e no Cazaquistão.

Já Beth Buskirk é norte-americana, mestre em escrita de não ficção pela University of Wyoming e foi secretária do Departamento de Matemática da Universidade, onde auxiliava professores e estudantes estrangeiros a redigirem textos em inglês.

As ministrantes estarão disponíveis para atendimento individual aos alunos inscritos nos workshops durante a semana de 20 a 24 de março, das 14 às 16 horas, na sala 4-208, exceto na terça-feira. A atividade é uma iniciativa do Núcleo Interinstitucional deLinguística Computacional do ICMC, apoiada pela Comissão de Pesquisa e pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto. Confira a programação completa dos workshops neste link: icmc.usp.br/e/be968.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Workshops Academic Oral Presentations in English
Confira o conteúdo completo: icmc.usp.br/e/be968
Inscrições: até 16 de março ou enquanto houver vagas por meio dos links: icmc.usp.br/e/91015 (manhã) e icmc.usp.br/e/aab37 (tarde).

Aulas: de 20 a 24 de março, pela manhã (das 10 às 12 horas) ou à tarde (das 16 às 18 horas, exceto dia 21, quando a aula acontecerá das 15 às 17 horas).
Locais: sala 3-012 para a turma da manhã (bloco 3) e auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111, bloco 4) para a turma da tarde.
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, no campus I da USP em São Carlos.
Vagas: 100.
Taxa de inscrição: R$ 30,00.