paulo-souza Notícias
Data da publicação: 20/03/2017

Realizada pela primeira vez na USP em São Carlos, a Escola Regional de Alto Desempenho é destinada a estudantes que já sabem programar, bem como a todos os pesquisadores e profissionais de ciências exatas que desejam aprimorar os conhecimentos em computação paralela

No ano passado, a Escola foi realizada em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Há um elo entre o seu smartphone e os maiores computadores do mundo: a esmagadora maioria deles, atualmente, possuem multiprocessadores. Esses dispositivos, quando utilizados com eficiência, aumentam o desempenho dos aplicativos, pois permitem a execução de várias instruções ao mesmo tempo. Isso possibilita que fotos, vídeos e jogos sejam processados em simples dispositivos móveis como os celulares. Não é à toa que, a cada dia, aumenta o interesse pela computação de alto desempenho ou computação paralela, que é o campo das ciências exatas em que essas máquinas com multiprocessadores são estudadas.

“Hoje, todos que atuam na área de computação precisam aprender a programar usando multiprocessadores”, explica o professor Paulo de Souza, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Ele é o coordenador da 8ª Escola Regional de Alto Desempenho, que será realizada pela primeira vez na USP em São Carlos. O evento é destinado a alunos de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de ciências exatas e acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de abril no ICMC.

“O único pré-requisito para participar do evento é saber programar”, revela o professor. Segundo ele, a principal finalidade da iniciativa é apresentar aos participantes um panorama da área, mostrando sua importância, os desafios e as perspectivas futuras. Dessa forma, os estudantes ficarão mais preparados para entrar no mercado de trabalho ou fazer uma pós-graduação. “A Escola também vai falar sobre as necessidades da indústria e também sobre a geração de novos conhecimentos, apresentando as pesquisas que estão sendo realizadas atualmente em computação paralela”, completa Souza.

Segundo o professor Paulo, todos que atuam na área de computação
precisam aprender a programar usando multiprocessadores

O evento terá seis palestras, quatro minicursos, quatro tutoriais, duas sessões técnicas para a apresentação oral de trabalhos científicos e pôsteres, um painel com convidados, além de um desafio de programação paralela. “Esse desafio será uma competição divertida em que o estudante poderá aplicar o conhecimento adquirido na Escola para encontrar soluções, considerando a computação de alto desempenho”, conta o professor. Na competição, os participantes serão incentivados a trabalharem em equipes. Já os minicursos contarão com atividades práticas ministradas nos laboratórios de computação do ICMC, com acesso remoto a computadores paralelos. Diferentemente dos tutoriais, que serão teóricos e terão metade da carga horária dos minicursos.

Para participar da Escola, é preciso acessar o sistema de inscrições da Sociedade Brasileira de Computação, que é a instituição responsável por promover o evento. A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 230,00, dependendo da categoria (de estudante a profissional da indústria). A inscrição no evento dá direito à participação em todas as atividades da Escola, incluindo coffee breaks e almoços no estilo brunch. No entanto, como algumas atividades ocorrerão simultaneamente, cada inscrito poderá participar de, no máximo, dois minicursos.

Também será providenciado um alojamento, no Salão de Eventos da USP em São Carlos, para os estudantes que vierem de outras cidades. Nesse caso, é preciso trazer barracas e sacos de dormir. Os organizadores do evento poderão disponibilizar, ainda, um ônibus aos inscritos de outras cidades, dependendo da demanda de cada local, para que possam chegar a São Carlos no sábado pela manhã e retornarem na segunda à noite. Visite o site do evento para consultar a programação completa e ver as respostas para as dúvidas mais frequentes.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

ite do evento: www.erad-sp.org/