computacao-musical Notícias
Data da publicação: 20/03/2017

VAGAS ESGOTADAS

Um jogo sem música é como um corpo sem alma. Por isso, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está oferecendo um curso para apresentar conceitos sobre teoria musical e música para jogos, mostrando sua história, importância e apresentando os diferentes gêneros musicais.

Os participantes terão contato com um ambiente de criação e composição musical durante o curso, em que será utilizada a ferramenta aberta e gratuita LMMS, especificamente os módulos oferecidos para a criação de música e de efeitos sonoros voltados a jogos. Com essa ferramenta, os estudantes aprenderão mais sobre a criação musical para jogos, podendo aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos.

Gratuito, o curso acontecerá no próximo domingo, 26 de março, na sala 6-303 do ICMC, das 8 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Há 30 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta, dia 23, ou enquanto houver vagas. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP neste link: icmc.usp.br/e/3c535. Os participantes devem trazer seu fone de ouvido.

Sob coordenação do professor Fernando Osório, a atividade é uma iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é voltado ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Quem vai ministrar o curso é o estudante Gustavo Ceccon, que faz Ciências de Computação no ICMC. Ceccon tem experiência teórico-prática no desenvolvimento de jogos, pois participou de diversos projetos de jogos junto ao FoG, grupo em que atua desde 2014. Ele também está contribuindo para a organização de uma nova disciplina de desenvolvimento de jogos no ICMC. Tem experiência em ferramentas de desenvolvimento (Unity3D e Unreal Engine 4) e em programas de produção musical (LMMS e FL Studio).

Introdução à computação musical para jogos eletrônicos
Inscrições: até 23 de março ou enquanto houver vagas por meio do link icmc.usp.br/e/3c535.
Quando: dia 26 de março, domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas.
Local: laboratório 6-303, no bloco 6 do ICMC.
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, no campus I da USP em São Carlos.
Vagas: 30