fotofeira Notícias
Data da publicação: 21/06/2017

Evento gratuito começa amanhã, 22 de junho, em São Carlos e contará com inúmeras atividades culturais e científicas que podem ajudar os estudantes na difícil escolha de uma carreira profissional

Robôs jogando futebol será uma das inúmeras atrações da feira

Nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de junho, os estudantes de ensino médio e vestibulandos terão a oportunidade de conversarem pessoalmente com professores, funcionários e alunos da USP sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade no interior. É quando acontece a Feira USP e as Profissões no salão de eventos localizado na área 2 do campus da USP, em São Carlos.

Para visitas individuais e de grupos com menos de 10 pessoas, não é preciso realizar inscrições previamente. Basta ir ao local entre as 9 e 17 horas para aproveitar as inúmeras atividades culturais e científicas que serão disponibilizadas, bem como visitar os estandes em que os professores, alunos e funcionários da USP estarão à disposição para esclarecem quaisquer dúvidas. Já as visitas de grupos com mais de 10 pessoas devem ser agendadas até esta quarta, 21 de junho, por meio do site do evento: http://prceu.usp.br/uspprofissoes.

Já se inscreveram no evento 12 mil pessoas e a expectativa dos organizadores é de que a Feira atraia cerca de 15 mil visitantes. Todo esse público poderá apreciar diversos robôs, participar de uma brincadeira com realidade aumentada e se divertir com jogos eletrônicos e desafios matemáticos no estande do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Lá, professores, funcionários e alunos estarão preparados para atender os estudantes e explicar as diferenças e as semelhanças entre os oito cursos de graduação oferecidos pelo Instituto nas áreas de computação, matemática e estatística.

Público da Feira diverte-se com jogos matemáticos
do Laboratório de Ensino de Matemática do ICMC

Quem passar pelo estande também vai receber o guia Faça Parte do Futuro, criado especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. Poderá, ainda, entrar em campo com os robôs do Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Além disso, durante a Feira, serão oferecidas atividades interativas, culturais e complementares, como shows e palestras, que possibilitarão aos participantes entrarem em contato com a vida universitária. Nesta quinta, às 11 horas, por exemplo, haverá uma apresentação do Coral da USP São Carlos. Confira a programação completo do evento no site http://prceu.usp.br/uspprofissoes.

No local, o visitante encontrará, ainda, informações sobre as formas de ingresso, os programas de apoio à permanência estudantil, as possibilidades de atividades extracurriculares, o mercado de trabalho, entre outras.

Equipe do ICMC estará preparada para responder às dúvidas dos estudantes

Uma gigante no interior – A USP oferece 66 cursos de graduação e 3.545 vagas no interior do Estado de São Paulo. Nesta edição da feira, participarão unidades de ensino e pesquisa localizadas nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Realizado anualmente, o evento conta com duas edições, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em rodízio.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), por meio do Programa USP e as Profissões, e, este ano, conta com a parceria do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos.

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações do Jornal da USP e da Assessoria da Prefeitura do Campus de São Carlos

15ª Feira USP e as Profissões – Campi Interior
Quando: 22 e 23 de junho