curso-pre-vestibular-gratuito-no-icmc-abre-inscricoes-para-2018 Notícias
Inscrições para o Projeto Aprender podem ser feitas até o dia 14 de janeiro. Aulas começam em 26 de fevereiro
Data da publicação: 09/01/2018

“Para mim, foi importante ter professores com muita vontade de ensinar, e que ainda nos falam mostram muito da vida acadêmica, uma vez que também são alunos”, afirma Taynara dos Santos, que participou do Projeto Aprender, curso preparatório para o vestibular oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os estudantes do ensino médio que desejarem participar do cursinho podem se inscrever até o dia 14 de janeiro.

Taynara, que sonha em estudar medicina, conheceu o cursinho por conta de uma colega de sala, e decidiu se inscrever para correr atrás de seu sonho. “Fiquei muito grata e ainda estou surpresa porque sei como é raro uma pessoa que nos ajude a abrir portas. No projeto, são várias pessoas assim”, conta a estudante, que diz que isso inspira os próprios alunos a serem cidadãos melhores.

Este ano, as aulas terão início dia 26 de fevereiro e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com atividades extras aos sábados, como monitorias, simulados e orientação profissional. Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos, que devem se inscrever previamente pelo link icmc.usp.br/e/80084. O processo seletivo ocorre em duas fases: na primeira delas, os candidatos resolvem uma prova de matemática e português. Na fase seguinte, os candidatos são entrevistados pelos voluntários do projeto.

Voluntários a serviço da educação – Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar, que podem atuar como professores, e tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Site do Projeto Aprender: aprender.rotaractsanca.org