recepcao-aos-calouros-no-icmc-de-as-boas-vindas-aos-ingressantes Notícias
Semana será dedicada à integração dos calouros com o ambiente universitário
Data da publicação: 15/02/2018

 

Calouros durante a recepção de 2016
(Crédito da imagem: Reinaldo Mizutani)
 
 
Diversas atividades de boas-vindas aos ingressantes estão programadas para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É porque nesse período será realizada a 20ª Semana de Recepção aos Calouros, evento que marca o fim da jornada de vestibulando e o início da trajetória como estudante universitário.
 
“A intenção é familiarizar os calouros com o ambiente universitário, fazer com que eles se sintam confortáveis aqui. Queremos que eles aprendam com a diversidade de olhares que existe dentro do ICMC: veteranos, professores e pesquisadores”, afirma o professor Thiago Pardo, do Instituto, responsável pela organização da Semana.
 
Para atingir esse objetivo, a semana de recepção terá inúmeras atividades. A abertura oficial acontecerá em conjunto com as outras unidades do campus da USP em São Carlos, na segunda-feira, às 8 horas, no salão de eventos do campus. Às 19 horas, começa a recepção para os alunos dos cursos noturnos do ICMC, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, quando serão apresentadas informações importantes sobre o Instituto. A atividade acontecerá novamente, desta vez para os alunos dos cursos diurnos do ICMC, na terça-feira, às 9 horas.
 
Durante a semana, haverá aulas especiais e debates sobre a vida acadêmica. Por exemplo, na quinta-feira, a partir das 9 horas, também no auditório Fernão, os veteranos darão dicas para que os calouros tenham um bom primeiro ano de curso. Em seguida, vários grupos de extensão do ICMC se apresentarão. Já os pais e responsáveis estão convidados para um bate-papo no Instituto logo após a abertura oficial, na segunda-feira. A programação completa está disponível no link: icmc.usp.br/e/7db00.
 

O mote da 20ª Semana de Recepção aos Calouros, que acontece no mesmo período em toda a USP, é “veterano, violência não se conjuga”. Por isso, Thiago explica que é importante que os alunos mais experientes também participem das atividades da semana: “a integração dos calouros com os veteranos é fundamental. Eles poderão trocar experiências, dar dicas e apresentar o Instituto de uma maneira única”.

Manual do Calouro – Quem é calouro sempre tem dúvidas e, para ajudar a esclarecê-las, a USP desenvolveu o Manual do Calouro, um portal que reúne as informações mais relevantes que o recém-chegado precisa saber para aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece. No portal, é possível tirar dúvidas sobre os auxílios disponibilizados, tal como moradia, alimentação, transporte e livros, por exemplo. Também é possível baixar diversos aplicativos desenvolvidos pela USP para facilitar a vida universitária. O manual pode ser acessado neste link: http://usp.br/manualdocalouro.

Além disso, informações específicas sobre o campus da USP em São Carlos podem ser obtidas no hotsite www.saocarlos.usp.br/calouros, onde há informações sobre matrícula, infraestrutura de apoio ao aluno, programação da semana de recepção das cinco unidades que compõem o campus, além de mapas da cidade e telefones úteis.

 

 
 
Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação do ICMC
 
Mais informações
Programação completa: icmc.usp.br/e/7db00
Evento no Facebook: icmc.usp.br/e/53c90
Manual dos calouros da USP: http://usp.br/manualdocalouro/
Hotsite do campus da USP em São Carlos: www.saocarlos.usp.br/calouros
Serviço de Graduação do ICMC: (16) 3373.9639
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Disque-trote: 0800.012.1090 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2018 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação