sbrc Notícias
Evento será realizado em Campos do Jordão e contará com diversos workshops, minicursos e palestras
Data da publicação: 26/03/2018

Estão abertas as inscrições para participar do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2018. Coordenado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo departamento de computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o 36º SBRC será realizado de 6 a 10 de maio em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

Reconhecido como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, o SBRC é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Esta é a primeira vez que a iniciativa será realizada em Campos do Jordão e também marca a volta do evento ao estado de São Paulo após 21 anos.

As inscrições devem ser feitas por meio do link icmc.usp.br/e/dcee4 até 2 de maio. As taxas variam de R$ 170 a R$ 683, de acordo com o nível de formação do interessado (estudante de graduação, pós-graduação e profissionais da área) e existem descontos para quem confirmar a participação até 5 de abril. Os valores exatos, percentuais de descontos e informações sobre auxílio estão disponíveis no site do evento.

A participação nos minicursos demanda inscrição prévia e as taxas variam de R$ 60 a R$ 170, com descontos para quem se inscrever em mais de um. Já a participação nos workshops, este ano, está inclusa na taxa de inscrição do SBRC. Basta o interessado especificar os workshops que deseja fazer no momento de realizar a inscrição no sistema. “Retiramos as taxas adicionais porque queremos incentivar as pessoas a participarem dos workshops, que são muito interessantes. Assim, damos oportunidade a todos que queiram assimilar algo diferente durante o evento”, afirma o professor Jó Ueyama, do ICMC, um dos coordenadores gerais do SBRC.

Tradicionalmente, o simpósio é composto por workshops, salão de ferramentas, palestras, minicursos, painéis e debates, sessões técnicas e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional. Este ano, uma das novidades é a maratona de programação (hackathon) em redes de computadores e sistemas distribuídos, que acontecerá no primeiro dia do evento. Também haverá um concurso de teses e dissertações. Esta edição do SBRC atingiu recorde de submissão de artigos e são esperadas 800 participantes durante os cinco dias de evento.

Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Site do evento: http://www.sbrc2018.ufscar.br/