confira-como-foi-o-simposio-brasileiro-de-redes-de-computadores-e-sistemas-distribuidos-sbrc Notícias
Evento promovido pelo ICMC e pela UFSCar aconteceu de 6 a 11 de maio, em Campos do Jordão
Data da publicação: 16/05/2018

O imponente centro de convenções de Campos do Jordão (SP) foi o palco, de 6 a 11 de maio, da 36ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018). O evento retornou ao Estado de São Paulo após 21 anos, após de ter sido realizado em 1997 em São Carlos.

O SBRC 2018 recebeu aproximadamente 600 participantes, que puderam conferir nas 24 sessões técnicas da trilhas principal os 96 artigos selecionados de um universo de 291 submissões. Além dos minicursos, tutoriais e painéis, o evento teve como destaques o já tradicional Salão de Ferramentas e  palestras com renomados pesquisadores estrangeiros, como Bhaskar Krishnamachari, Mohammed Atiquzzaman e Schahram Dustdar.

As novidades deste ano ficaram por conta de um hackathon com o tema Internet das Coisas, do concurso de teses e dissertações e de vários workshops sobre temas atuais, como segurança, criptomoedas, computação urbana e iniciação científica.

Hackaton teve como tema a “Internet das Coisas”

O professor Jó Ueyama, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e um dos coordenadores gerais do SBRC, usou seu histórico para convidar novos pesquisadores a se envolverem com a organização das próximas edições do evento. “Há 17 anos estive no meu primeiro SBRC na cidade de Florianópolis para apresentar um artigo sobre negociação para comércio eletrônico. Conclamo aos que estão aqui pela primeira vez que tenham o sonho de um dia contribuir com esta comunidade, organizando o SBRC.”

Jó Ueyama, um dos coordenadores gerais do SBRC

“É muito bom ver todos interagindo de maneira agradável, trocando experiências, ideias e conhecimento. Este evento foi feito com muito cuidado para que todos pudessem aproveitá-lo da melhor forma possível”, disse outro coordenador geral, Fábio Verdi, docente do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba.

O SBRC é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação e do Laboratório Nacional de Redes de Computadores. A edição deste ano foi organizada conjuntamente pelo ICMC e pelo Departamento de Computação da UFSCar.

Confira as fotos do evento no Flickr e no Facebook.

Texto/fotos: Neylor Fabiano – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666