pibid-oferece-bolsas-para-alunos-e-professores Notícias
Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de julho
Data da publicação: 11/07/2018

Participantes do PIBID se reúnem no ICMC, em 2016 (foto: Denise Casatti)

Quem está cursando Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Ciências Exatas (núcleo geral ou habilitação em Matemática e/ou Física) na USP em São Carlos pode se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes. A novidade deste ano é que professores das escolas habilitadas também podem participar do processo seletivo como professores supervisores.

Para os discentes, o valor da bolsa é de R$ 400,00 e, durante o período de sua vigência, o bolsista deverá dedicar-se, no mínimo, 32 horas mensais às atividades do programa. O processo de seleção dos candidatos será baseado em critérios classificatórios que envolvem análise de carta de motivação e entrevista.

Para concorrer à vaga de professor supervisor, é necessário possuir licenciatura em Matemática ou em Física e ter experiência de no mínimo dois anos no magistério na educação básica. A seleção vale apenas para professores das seguintes escolas estaduais de São Carlos: Doutor Álvaro Guião, Professora Attília Prado Margarido e Professor Sebastião de Oliveira Rocha. O valor da bolsa é de R$ 765,00 e o processo de seleção será baseado em análise do currículo, análise da produção textual a respeito da motivação para participar do PIBID e entrevista com a comissão de seleção.

Em ambos os processos seletivos, as inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 23 de julho. Após essa etapa, o horário que cada candidato deverá comparecer para participar do processo será divulgado em 24 de julho. Já a divulgação dos selecionados acontecerá no dia 9 de agosto. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível nos links no rodapé desta página e enviá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o  PIBID – O Programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. São concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Discentes