icmc-oferece-capacitacao-para-alunos-da-usp-contribuirem-com-curso-voltado-a-idosos- Notícias
Atividade ocorrerá na próxima quarta-feira, 1 de agosto, das 14 às 18 horas; inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até dia 30 de julho
Data da publicação: 26/07/2018

Capacitação propiciará que alunos ajudem os idosos em sala de aula

Quer se tornar monitor ou professor em um curso que ensina idosos a usarem dispositivos móveis? Então, basta se inscrever na atividade que ocorrerá na próxima quarta-feira, 1 de agosto, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, das 14 às 18 horas. É quando ocorrerá a Capacitação para docência e monitoria em curso de letramento digital para idosos, destinada a alunos da USP de graduação e de pós-graduação interessados em atuar como docentes ou monitores no curso Práticas com Tablets e Smartphones para idosos.

Oferecido semestralmente no ICMC desde 2015, o curso para idosos recebe, a cada semestre, um maior contingente de interessados. A fim de que seja oferecida atenção individualizada aos idosos e o curso mantenha sua qualidade, é necessário capacitar um maior número de professores e monitores para atuarem em sala de aula. Além disso, desde o segundo semestre de 2017, um sistema computacional denominado ESPIM é usado como uma espécie de ajudante digital no curso, proporcionando o monitoramento da realização de atividades de reforço de conteúdo em casa e estimulando o engajamento no uso dos dispositivos fora da sala de aula. Esse é mais um motivo que motivou a realização da capacitação.

Coordenada pela professora Maria da Graça Pimentel, a atividade será ministrada pelas pós-doutorandas Isabela Zaine e Kamila Rodrigues, ambas do ICMC. Elas participaram da criação e do desenvolvimento do sistema ESPIM desde o início e também têm atuado como professoras nas aulas para os idosos. Durante a capacitação, as pós-doutorandas apresentarão os objetivos práticos do curso para a população idosa; discutirão as especificidades relacionadas à aprendizagem do uso de tecnologias por idosos (por exemplo: ritmo de aprendizagem, principais dificuldades e resistências; mostrarão as estratégias de ensino utilizadas e promoverão o treinamento com o sistema ESPIM.

São oferecidas 25 vagas e as inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 30, pelo sistema Apolo da USP, por meio deste link: icmc.usp.br/e/f0937. A capacitação ocorrerá na sala 3-012, no bloco 3 do ICMC.

Texto – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146