icmc-promove-atividades-como-parte-da-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia- Notícias
Todas as atividades são gratuitas e apenas a oficina “Programação desplugada” demanda inscrições prévias
Data da publicação: 15/10/2018

Apresentação do Coral da USP São Carlos, oficina de xadrez, oficina de programação e um Seminário de Coisas Legais. Essas são as atividades gratuitas que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP promoverá durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia, realizada como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A programação começa na quinta-feira, dia 18, às 13 horas, com a apresentação do Coral da USP São Carlos, no vão livre do prédio E1, da Escola de Engenharia de São Carlos (E1). Ainda no mesmo dia, acontece uma oficina de xadrez, das 18h30 às 21h30, na biblioteca Achille Bassi do ICMC. A atividade também será realizada no dia seguinte, no mesmo horário e local. O objetivo é aprimorar o conhecimento dos que já conhecem o jogo e ensinar àqueles que gostariam de aprender.

Já a oficina Programação desplugada será uma das atrações da sexta-feira, 19 de outubro. A proposta dessa atividade é ensinar a lógica da programação a crianças e jovens sem que, para isso, seja necessário usar um computador. Como serão oferecidas atividades para três turmas com, no máximo, 30 participantes cada, é preciso optar por um dos três horários disponíveis (9 às 10 horas; 10 às 11 horas; 11 às 12 horas) no momento de fazer a inscrição, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, por meio deste link: www.icmc.usp.br/e/15758. A oficina acontece no terceiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no bloco 2 do ICMC, sendo aberta à participação de crianças a partir de 5 anos até jovens de 15 anos.

Para encerrar as atividades, haverá ainda um Seminário de Coisas Legais na sexta-feira, dia 19. A aluna de graduação Amanda Figur, do ICMC, falará sobre “Problemas de tirar o chapéu” na apresentação que tem início às 13h13, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.

Desigualdades – Com o objetivo de discutir o tema Ciência para a Redução das Desigualdades, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece de 15 a 21 de outubro em todo o Brasil. O tema deste ano está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.

Oficina vai ensinar a programar sem o uso de um computador

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
Confira a programação no campus da USP em São Carlos: