estudantes-do-icmc-e-da-ufscar-convidam-populacao-para-participar-de-plantio-coletivo-de-arvores Notícias
Iniciativa é aberta ao público e os interessados devem preencher formulário de inscrições
Data da publicação: 01/11/2018

Se você quer participar de uma iniciativa para promover a implementação de práticas ambientais sustentáveis, pode contribuir com o plantio de 126 mudas na rotatória do Cristo Redentor, no bairro Santa Mônica, em São Carlos. A ação acontece sábado, dia 10 de novembro, a partir das 8h40. Para participar, bastar preencher um formulário, disponível neste link: icmc.usp.br/e/a4780, até o dia 8 de novembro. O grupo também organizará caronas por meio de um evento no Facebook.

“Precisamos de iniciativas como essa para que seja compensada a supressão de árvores na cidade. Com isso, também divulgamos e fomentamos a importância da arborização urbana, contribuindo com um meio ambiente mais equilibrado e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida da população”, diz Gabriel Baltazar, estudante do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Aluno do curso de Ciências de Computação, Gabriel é um dos integrantes do Projeto Reciclo, um grupo de extensão vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) – Computação do ICMC e ao Programa de Educação Tutorial (PET) Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O grupo começou a atuar neste segundo semestre de 2018, mas já promove diversas atividades em São Carlos. Uma delas é a ação de arborização coletiva que ocorre no dia 10 e utiliza mudas de árvores nativas doadas pela Prefeitura Municipal da cidade. Além dessa atividade, o Projeto Reciclo também realiza a arrecadação de materiais recicláveis, como plástico e papel. Com essas doações, eles vendem o que foi arrecadado para uma cooperativa de coleta seletiva e destinam o dinheiro para projetos sociais da região.

De acordo com Gabriel, além de conscientizar a população sobre preservação e conservação das áreas verdes da cidade, o grupo tem como objetivo estimular que mais pessoas façam parte dessas iniciativas, de maneira que a população se torne autossuficiente a ponto de não precisar mais do projeto.

Fazendo o bem – De acordo com um relatório divulgado pela Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa ambiental, no dia 1º agosto, a humanidade usou todo o estoque de recursos naturais para o ano inteiro. Essa data é chamada Dia da Sobrecarga da Terra – o momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano. “Em outras palavras, a humanidade está atualmente usando a natureza 1,7 vezes mais rápido do que os ecossistemas do nosso planeta podem regenerar. Isso é semelhante ao uso de 1.7 Terras”, diz o relatório.

No site da Global Footprint Network, você pode avaliar seu impacto no meio ambiente, usando uma ferramenta para calcular a sua pegada ecológica, uma avaliação sobre quanto seu consumo está afetando o planeta (veja mais neste link: www.footprintcalculator.org). Independentemente do seu impacto, ainda há diversas maneiras de ajudar a reverter essa realidade e tornar nosso planeta um lugar menos árido e com mais diversidade ambiental. Um pequeno gesto pode mudar essa situação.

Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Ação arborização coletiva
Inscrições: As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de novembro, por meio deste link: icmc.usp.br/e/a4780
Quando: A arborização coletiva acontece no dia 10 de novembro, sábado, às 8h40.
Onde: Na rotatória do Cristo Redentor, no bairro Santa Mônica, em São Carlos