um-brinde-ao-museu-confira-como-foi-o-evento-em-sao-carlos Notícias
Data da publicação: 12/11/2018

Bate-papo e visita monitorada foram as atrações no Museu da Ciência Mario Tolentino

Na tarde do último sábado, 10 de novembro, 55 adultos e crianças tiveram a oportunidade de fazer Um Brinde ao Museu em São Carlos, no evento realizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade.

As atividades começaram às 15 horas no Museu da Ciência Mario Tolentino com um bate-papo descontraído. A roda de conversa contou com a presença do professor José Carlos Maldonado, do ICMC, do paleontólogo Marcelo Adorna Fernandes, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da bibliotecária Lourdes de Souza Moraes, que participou do projeto de criação do Museu, e do educador Paulo Milanez, diretor do Museu.

A seguir, o público se divertiu com as atrações do lugar, que dispõe de uma exposição permanente de paleontologia que é referência nacional. Entre os destaques da exposição está um fóssil com vestígios de xixi de dinossauro (Urólito) e diversos fósseis com inúmeras pegadas de dinossauro, desde a menor já encontrada no Brasil até a segunda maior. Há, ainda, um exemplar de tatu gigante com 12 mil anos, que é considerado o exemplar mais completo do país, e réplicas de um Abelissauro e de um Pterossauro.

O público também se encantou com a outra exposição permanente do museu, que dispõe de 156 experimentos interativos de física, os quais apresentam, de foram divertida, conceitos de mecânica, eletricidade, magnetismo e ótica. Um dos destaques dessa exposição é o Girotec, um simulador de falta de gravidade desenvolvido pela NASA.

Sobre o evento – A ideia de realizar Um Brinde ao Museu surgiu depois do incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, dia 2 de setembro. Além de São Carlos, sete cidades brasileiras se engajaram na iniciativa: Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Diamantina (MG) e Marabá (PA).

A maioria das atividades aconteceu no sábado, 10 de novembro, no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2001 para sublinhar o papel da ciência na construção de um mundo melhor. Este ano, o tema da data foi Ciência, um direito humano, marcando a comemoração do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O evento contribuiu para mostrar ao público o quanto o conhecimento científico contribui para o desenvolvimento de uma sociedade, o quanto a ciência está presente na vida diária das pessoas e o quanto é preciso estimular o pensamento crítico sobre o direito humano de participar e se beneficiar da ciência. A iniciativa foi inspirada no festival internacional de divulgação científica Pint of Science, um verdadeiro brinde à ciência que acontece em bares, cafés e restaurantes no mês de maio.

Simulador de falta de gravidade desenvolvido pela NASA é uma das atrações do Museu

Confira o álbum de fotos no Flickr e no Facebook!

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Paulo Arias

Site do evento: http://umbrindeaomuseu.wordpress.comAssessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666