computacao-rima-com-diversao-crie-sua-propria-danca-na-hora-do-codigo-da-usp-sao-carlos Notícias
Evento gratuito no ICMC mostra que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aprender a lógica da programação de um jeito fácil e divertido; milhões de estudantes e professores em mais de 180 países já participaram da iniciativa
Data da publicação: 26/11/2018

 

 

Crianças são muito bem-vindas ao evento: as menores de 10 anos devem vir acompanhadas por um responsável;
haverá monitores para ajudar a realizar as atividades
 
 
O corpo segue a batida da música. A coreografia vai nascendo aos poucos, a partir da repetição de uma série de movimentos sequenciais. Note que, até na dança, você pode enxergar como funciona um dos princípios básicos da computação: a programação. Qualquer pessoa pode aprender esses fundamentos da arte de programar realizando atividades simples e divertidas durante 60 minutos: esta é a proposta da Hora do Código.
 
Em São Carlos, a iniciativa acontecerá no próximo sábado, 1º de dezembro, em dois diferentes horários: pela manhã, das 9h30 às 12 horas; e à tarde, das 14h30 às 17 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. O objetivo não é formar especialistas em computação durante apenas uma hora, mas mostrar que a computação é uma área acessível a todos, independentemente do conhecimento prévio de cada um. Por isso, não é necessário ter nenhuma experiência prévia com programação para participar da Hora do Código, evento em que crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos.
 
O tema escolhido para o evento deste ano não vai deixar ninguém parado: festa dançante. “Uma coreografia nada mais é do que um procedimento que você segue de acordo com o ritmo de uma música”, explica o professor Moacir Ponti, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, que é responsável pela realização da iniciativa em São Carlos.
 
A relação estabelecida entre dança e computação contribuiu para facilitar a compreensão de vários conceitos, desmistificando a ideia de que os conhecimentos sobre programação são inacessíveis para quem não é especialista no assunto. “A lógica da programação é um conhecimento que está presente no nosso dia a dia. Até para atravessarmos a rua seguimos um procedimento, que pode ser comparado aos algoritmos que usamos para programar o computador”, diz a estudante Ana Fainelo, que cursa Ciências de Computação no ICMC.
 

O evento é gratuito e começará no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano com uma breve apresentação que unirá dança e programação. Logo depois, o público será convidado a ocupar dois laboratórios de informática do Instituto, que já estarão preparados para que os participantes possam realizar os exercícios de programação. “Nas atividades práticas, há um passo a passo explicando o que deve ser realizado e nós também disponibilizaremos monitores para ajudar quem tiver qualquer dificuldade”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC.

 

O evento é uma oportunidade para obter conhecimentos lógicos que podem ser utilizados em diversos contextos, como na resolução de problemas e em atividades criativas.
 
 

Quem completar todas as atividades propostas receberá um certificado digital. Crianças menores de 10 anos poderão participar, desde que venham acompanhadas por um responsável. Recomenda-se apenas que os participantes tragam seus próprios fones de ouvido. Quem desejar também poderá trazer seu notebook ou tablet. As inscrições podem ser realizadas, até as 60 vagas disponíveis se esgotarem, por meio do formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/87e42.

No ICMC, a Hora do Código conta com o apoio de três grupos de extensão do Instituto: o grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG), o Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA), o Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (GRACE) e o Programa de Educação Tutorial (PET-Computação). Estudantes desses três grupos  ajudarão a resolver as dúvidas dos participantes.

Este ano, mais de 157 mil eventos ao redor do mundo já foram cadastrados na plataforma global da Hora do Código, sendo que 254 deles serão no Brasil. A iniciativa acontece anualmente durante a Semana da Educação em Ciência da Computação, realizada anualmente em reconhecimento ao aniversário da pioneira da computação, a almirante Grace Murray Hopper, que nasceu em 9 de dezembro de 1906 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ela foi uma das primeiras programadoras da história.
 

Vale destacar que os tutoriais da Hora do Código ficam disponíveis o ano todo no site https://hourofcode.com/br. Dessa forma, quem desejar tem a chance de experimentar diversas formas de aprendizado e entender conceitos mais avançados de programação.

 

Esta será a quarta edição da Hora do Código no ICMC
 
 
 
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP 
 
 
 
Hora do Código no ICMC
Página do evento no Facebook: icmc.usp.br/e/4db1b
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/87e42
Quando: sábado, 1 de dezembro
Escolha o melhor horário: das 9h30 às 12 horas ou das 14h30 às 17 horas
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC (Av. Trabalhador São Carlense, 400, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos)
Mais informações: (16) 3373-9146 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação