quem-tem-mais-de-60-anos-tambem-pode-estudar-e-se-divertir-na-usp Notícias
Há cursos, atividades culturais e esportivas além de vagas em disciplinas regulares na graduação; oportunidades são oferecidas no campus da Universidade em São Carlos e em mais seis cidades do Estado de São Paulo
Data da publicação: 11/02/2019

A USP abriu as inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2019 do programa USP Aberta à Terceira Idade (UATI). Há cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais, além de mais de 5 mil vagas em disciplinas regulares oferecidas nos cursos de graduação. Comparando com o segundo semestre de 2018, houve um aumento de 23% no número de vagas.

As atividades acontecem no campus da USP, em São Carlos, e nos demais campi da Universidade em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo. Uma das atividades mais procuradas em São Carlos é o curso que ensina os idosos a utilizarem smartphones e tablets, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Nas Práticas com Tablets e Celulares, os participantes aprendem, por exemplo, a realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens, criar e gerenciar contatos, alarmes, diários, tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos e até navegar nas redes sociais. O primeiro módulo do curso é destinado ao aprendizado de conceitos básicos e são oferecidas duas turmas com 15 vagas cada. O mesmo número de turmas e vagas é disponibilizado no módulo avançado do curso.

As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras à tarde, com início no dia 27 de fevereiro e término em 26 de junho. Para participar, é necessário trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android 4.4 ou superior. No momento de efetuar a inscrição, os idosos farão uma avaliação para saber qual módulo (básico ou avançado) é mais apropriado para cada indivíduo. Por isso, é importante ressaltar que os interessados devem trazer RG, CPF e o celular ou tablete, além de não ser possível fazer a inscrição em nome de outra pessoa.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no dia 22 de fevereiro e as vagas são limitadas. As senhas serão distribuídas a partir das 8h na sala 3-009, no bloco 3 do ICMC. No período da tarde, caso ainda hajam vagas, as senhas serão entregues a partir das 14 horas na sala 3-011, também no bloco 3 do ICMC.

O curso é gratuito, solicita-se apenas que os participantes tragam, na primeira aula, fraldas geriátricas para serem doadas a asilos da cidade. As atividades são coordenadas pelas professoras Maria da Graça Pimentel e Renata Pontin, do ICMC, que desenvolvem pesquisas na área de integração usuário-computador.

Já o curso Informática Básica para Terceira Idade acontecerá em abril. As informações sobre matrícula serão oferecidas futuramente no site do ICMC.

Aula com os jovens – Já os idosos que desejam aprofundar os conhecimentos em uma determinada área científica, além de trocar informações e experiências com os jovens, podem se inscrever em diversas disciplinas regulares que são oferecidas em cursos de graduação da USP.

No ICMC, por exemplo, é possível aprender mais sobre matemática, estatística e computação, em disciplina como introdução à programação de computadores, introdução à modelagem matemática, introdução à inferência estatística e cálculo. O pré-requisito para participar de uma das disciplinas é ter, pelo menos, ensino médio completo.

No total, há vagas em 11 disciplinas e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC a partir desta segunda, 11 de fevereiro, até a próxima sexta-feira, 15 de fevereiro, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

A Prefeitura do Campus USP de São Carlos também oferece atividades físico-esportivas aos idosos como “Voleibol para a Terceira Idade” e “Atividade Física integrada à Terceira Idade”. Nesse caso, a inscrição deve ser realizada pessoalmente no Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER) do campus, também de 11 a 15 de fevereiro, das 8 às 16 horas. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone: (16) 3373-9107.

Para ver todas as oportunidades oferecidos aos idosos no campus da USP, em São Carlos, acesse este link: http://prceu.usp.br/3idade/sao-carlos/

Sobre o programaCriado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa USP Aberta à Terceira Idade completou 25 anos de atividades ininterruptas. Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, o programa proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade e se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações de Elcio Silva – Assessoria de Comunicação da PRCEU