saiba-mais-sobre-tecnologia-social-e-sua-importancia-na-usp-sao-carlos Notícias
Data da publicação: 23/05/2019

A união de tecnologia e práticas sociais vai além de tendência, oferece oportunidade e melhoria nas condições de vida

Tecnologia social é o conjunto de experiências tecnológicas feitas em interação junto à comunidade, com o objetivo de resolver problemas, estimular desenvolvimento e promover inclusão. Este é o tema da oficina Entre o encontro e as tecnologias: tecnologia social como estratégia de inovação e criação de práticas emancipatórias, que será realizada na sexta-feira, 31 de maio, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, das 14 às 18 horas.

O encontro será ministrado pela terapeuta ocupacional Aline Zacchi, formada pela UFSCar. Serão ensinados princípios e critérios de práticas emancipatórias, além de realizadas discussões sobre a possibilidade metodológica de produção e criação de instrumentos e ferramentas que proporcionem experiências emancipatórias e de transformação social.

Gratuita e aberta à comunidade, a oficina tem 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até quarta-feira, 29 de maio, ou enquanto houver vagas por meio deste link: icmc.usp.br/e/fc2bc

A atividade é coordenada pelo professor Eduardo Simões, do ICMC, coordenador do projeto Principia – Robôs na Escola, que desenvolve métodos e ferramentas novas para o ensino de robótica para crianças a partir de dez anos de idade, com foco, principalmente, em escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo é aproximar os jovens da tecnologia, sempre visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento.

Texto: Marília Calábria – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito da Imagem:Principia – Robôs na Escola (arte)|