oficina-no-icmc-mostra-ingredientes-da-area-e-modos-de-fazer Notícias
Gratuita, iniciativa tem como objetivo levar os participantes a compreenderem os principais conceitos da área e estimular a realização de mais iniciativas para divulgar conteúdos científicos
Data da publicação: 12/06/2019

Desvalorização das evidências científicas, cortes em bolsas e orçamentos. Diante do cenário de crise que atinge a pesquisa, o ensino e a extensão, aumenta a percepção sobre a necessidade de divulgar a importância do conhecimento científico, tão presente em nosso dia a dia, estreitando as relações entre as universidades e a sociedade. Um dos caminhos para isso é a realização de iniciativas de divulgação científica.

Mas você sabe definir o que é divulgação científica? Já pensou em quais ingredientes compõem as ações mais bem-sucedidas realizadas nessa área? Será que existem receitas prontas para quem deseja atuar divulgando conteúdos científicos?

Responder essas e outras questões é o objetivo da oficina Divulgação científica: ingredientes e modos de fazer, que será realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na noite da próxima terça-feira, 18 de junho, das 18h30 às 22h30. Voltada para estudantes de graduação, de pós-graduação, professores, funcionários e demais interessados, a oficina gratuita apresentará os principais conceitos relacionados à divulgação científica. O intuito é estimular a realização de mais ações destinadas a divulgar conteúdos de diversas áreas do conhecimento, empregando estratégicas criativas e atraentes para os mais diferentes públicos.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP neste link: icmc.usp.br/e/106ea. Há 100 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas enquanto houver vagas ou até a próxima segunda-feira, 17 de junho.

Coordenado pelo professor Moacir Ponti, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitário do ICMC, a oficina será ministrada pela jornalista Denise Casatti, analista de comunicação no ICMC e doutoranda em psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. Por se tratar de um curso de extensão, haverá certificados a todos os inscritos.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Divulgação científica: ingredientes e modos de fazer
Quando: 18 de junho, terça-feira, das 18h30 às 22h30
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC